Grolli&Prosa apresenta essa semana, um projeto muito consciente de Mara Calvis

REUTILIZAR TAMPINHAS PLÁSTICAS E ALEGRAR UMA CRIANÇA

Trago uma ideia que desenvolvo há 7 anos com objetivos Ambientais, Sociais, Econômicos e de Saúde pública. Reutilizo tampinhas plásticas para confecção de bonecos e doados para instituições e crianças carentes, pois cada tampinha pode nascer até 100 mosquitos aedes aegypti, Pode proliferar mosquitos que transmitem dengue, chicungunha e zika… mas se um só nascer… pode em 45 dias de vida, picar 300 pessoas, sozinho e o plástico demora de 100 a 300 anos para se decompor, poluindo todos os recursos naturais se descartado de forma aleatória, então:
• Redução da biodiversidade nos oceanos;
• Aumento da quantidade de lixo nos aterros;
• Aumento da poluição das ruas;
• Morte de aves e mamíferos marinhos;
• Aumento da quantidade de algas no oceano;
• Polui água, solo e ar;
• Polui e entope bueiros.

Por isso: Repense, Reflita, Recuse, Reduza, Reuse e Recicle. Seja um consumir consciente e descarte corretamente todo lixo produzido após o consumo.

No ano de 2020 fizemos, eu e minha família, uma amiguinha e a família dela, Clara Bernardina – Kaká, 370 bonecos de tampinhas para doação voluntária. Foram mais de 10 mil tampinhas retiradas do meio ambiente. É um ato de plantar sementes do bem para um futuro melhor – fazer a nossa parte.

Na semana do meio ambiente de 2021 doamos 110 bonecos para o EMEI Ayd Camargo César, localizado no bairro Dom Antônio Barbosa. Um agradecimento especial à diretora Maria Sirlei e toda sua equipe de professoras e colaborares, que juntaram tampinhas para que os bonecos fossem confeccionados. As famílias foram buscar os bonecos com as crianças e o relato foi que todas gostaram e se divertem muito com o brinquedo construído com a reutilização de tampinhas.

Como educadora ambiental há oito anos, como prestadora de serviços, da empresa que faz a gestão do lixo urbano na capital sul-mato-grossense, Solurb, atendo mais de 30 mil pessoas por ano presencialmente palestras, oficinas e gincanas, para diversos públicos e horários, como escolas, condomínios, igrejas e demais espaços, pois tudo é meio ambiente e todos eles produzem lixo. Em tempo de pandemia todas as informações para destinação correta de todo lixo produzido estão sendo divulgado nas redes sociais do mascote, Solurbinho. Para agendamentos de palestras, solicitação de material impresso e digital é só entrar pelo site www.solurb.eco.br ou no 0800 647 1005.

Qual planeta queremos deixar para as futuras gerações? Como posso ajudar fazendo a minha parte? Ler, pesquisar o que não entende e fazer parte do processo de mudanças de hábitos e atitudes, deve ser objetivo de todos. Se eu não sei fazer artesanato reutilizando materiais que poderiam ser recicláveis, posso ao menos encaminhar papéis, metais, vidros, plásticos e óleo de cozinha em garrafas PETs para coleta seletiva. Em Campo Grande/MS 73% dos domicílios recebem a coleta porta a porta, mais de 200 Locais de Entrega Voluntária – LEV’s estão disponíveis para receber esses materiais, bem como nos 5 ECOPONTOS, que além dos recicláveis recebem resíduos de grande volume, como eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, resíduos de podas e construção civil até um metro cúbico por dia – por cidadão. Quando reciclamos há economia de matéria prima da natureza, água e energia, além de destinação para cooperativas de catadores da Usina de Triagem de Recicláveis – UTR, ajudando a gerar renda para mais de 130 cooperados.

O meio ambiente é a junção da Natureza – Meio Ambiente Natural e o Meio Ambiente construído pelo ser humano, incluindo o próprio ser humano. Devemos nos responsabilizar todos os dias e não só na semana do meio ambiente, para preservação e proteção dos recursos naturais, realizar pequenas ações que juntas tornarão os espaços mais agradáveis e com qualidade de vida para todos.
Sim, podemos e devemos fazer a menor parte: a nossa – individualmente!
Contamos com vocês!

Mara Calvis
Mestre em Educação, especialista em educação ambiental, professora de geografia, escritora e poeta.
www.maracalvis.com.br

Link do vídeo para oficina dos bonecos reutilizando tampinhas plásticas coloridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *