Vacinas vencidas e mal armazenadas fazem TCE-MS encabeçar fiscalização nas unidades de saúde

A situação da saúde pública em Mato Grosso do Sul, sobretudo em Campo Grande, ainda é motivo de reclamações entre moradores e entidades fiscalizadoras. Durante evento no Tribunal de Contas do Estado na manhã desta sexta-feira (28), o presidente da casa, Jerson Domingos, revelou que comissão está sendo criada após fiscalização ter encontrado vacinas vencidas e mal armazenadas na Capital.

À imprensa, Jerson alega que o a situação das unidades de saúde pública de Campo Grande é calamitosa.

“Já fizemos auditoria em aproximadamente 18 UPAs e postos de saúde de Campo Grande e o resultado disso é calamitoso. Encontramos vacinas armazenadas em caixa térmica com gelo, isso é um absurdo. Encontramos vacina de Covid vencida há um ano e sendo aplicada em criança. O Tribunal [de Contas] está atento sim”, pontua.

Diante disso, está sendo criada uma comissão para acompanhar de perto o trabalho dos hospitais e unidades de saúde pública porque são nesses espaços que as inspeções devem acontecer. Domingos ainda ressalta que é necessário fiscalizar os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) de ponta a ponta. No entanto, a prioridade do TCE é incentivar políticas públicas de atenção à primeira infância e depois a saúde.

Além disso, Jerson também atualizou como está a situação entre Santa Casa e prefeitura de Campo Grande. Conforme o presidente, hospital e município se reuniram recentemente porque a unidade de saúde estava descontente com os repasses por parte da prefeitura.

Então, o TCE mediou a conversa entre as partes devido aos “desencontros de informações”. No entanto, conforme o presidente, os problemas foram solucionados quanto aos repasses da prefeitura à Santa Casa.

 

Conteudo Ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.