Risco climático e pobreza são temas de professor da Uems na conferência da Unesco em Paris

Depois da Unesco, Lúcio Flávio palestra na Embaixada do Brasil em Paris, França
Lúcio Flávio

Depois por ter passado por Portugal e Espanha, o professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa, do curso de Direito da Universidade Estadual do MS (Uems), está encerrando seu ciclo de palestras e participações em eventos jurídicos na Europa. No final de semana, ele esteve em Paris, capital da França, onde participou de uma conferência internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ele abordou questões do direito internacional e enfocou os desafios do Brasil para os riscos climáticos e a pobreza.

A palestra de Lúcio Flávio aconteceu na sede da Unesco em Paris, no espaço dedicado à discussão da mudança climática e pobreza no mundo. O tema de sua palestra foi  Intercionalidade do Direito, Mudanças Climáticas, Vulnerabilidades e Resiliência relativos aos biomas da Rota de Integração Latino-Americana (RILA).

O local promove o intercâmbio de pesquisadores brasileiros com a comunidade científica dos Estados Membros da Unesco, com o apoio do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (caese.education) e do Intergovernmental Hydrological Programme da @unesco_fr, para discutir pautas importantes para o Brasil e para o mundo na construção da resiliência, com uma equipe multidisciplinar. “É inspirador ver como a ciência e a política podem contribuir para produzir respostas a esse desafio que se impõe ao mundo e ao nosso país”, comenta o professor.

Ainda sobre o evento na Unesco, Lúcio Flávio não escondeu a satisfação por interagir com pesquisadores de outras áreas do mundo científico e do  conhecimento. “Discutimos pautas importantes para o Brasil e para o mundo na construção da resiliência, com uma equipe multidisciplinar”.

Em Sorbonne e na Embaixada – Além do evento na sede da Unesco na capital francesa, Lúcio Flávio estendeu sua participação na Embaixada do Brasil em Paris, onde trabalharemos particularmente a metodologia que responde ao problema utilizado na  Convenção dos Cidadãos pelo Clima (Convention Citoyenne Climat), criada pelo Departamento de Geociências da Unicamp em conjunto com a Cetesb e Waycarbon.

Acompanhado da esposa Adriana, que também proferiu palestras na Europa sobre os aspectos mentais nas mulheres decorrentes de riscos climáticos, o casal esteve ainda na Faculdade de Droit, onde está instalada Université Panthéon, de Sorbonne,  universidade referência mundial no Direito. “Gratidão por poder respirar e sentir a energia de grandes juristas da história mundial do Direito”, expressou Lúcio Flávio durante sua visita à Faculdade de Direito da Universidade Sorbonne.

Ainda na capital francesa, Lúcio e Adriana estiveram também na Academia Universal de Culturas, no Instituto da França e no Museu do Louvre. “Há muito que aprender, sempre”, resumiu o professor sobre a agenda de intercâmbio realizada pelos países da Europa.

Adriana e Lúcio Sunakozawa também cumpriram agenda em Louvre

lupanews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.