Mulheres e Covid-19

As mulheres são maioria na linha de frente contra a Covid-19. Cerca de 70% da mão de obra do setor social e de saúde é composta por mulheres.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), desde o dia 14 de abril, disponibilizou a cartilha “Mulheres na Covid-19”. 

Essa cartilha contém orientações para as mulheres relacionadas. Prevenção, informações sobre a rede de atendimento à mulher, empreendedorismo, enfrentamento à violência e mercado de trabalho no período da pandemia. Exemplo:

A cartilha pode ser acessada através do site: 

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/cartilha-orienta-mulheres-durante-a-pandemia-do-coronavirus

Em Campo Grande (MS), no mês passado, foi lançada cartilha com informações também sobre violência contra mulher durante a pandemia. 

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, sabendo do aumento da violência contra a mulher nesse período, criou o site www.naosecale.ms.gov.br . É um site muito didático e cheio de informações atualizadas e importantes. Nele também é possível encontrar cartilhas com informações bastante úteis “Enfrentando a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” (SNPM) e “Violência contra a Mulher não tem desculpa” (SPPM). 

Para conhecimento, o mapeamento das mortes violentas de mulheres, tipificadas como feminicídios, ocorridas no Estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2019, está disponível no site:

http://www.naosecale.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/MAPA-DO-FEMINICI%CC%81DIO-VERSAO-FINAL-Luciana.pdf

 

   

 

Vale lembrar que estamos em pleno curso da campanha “Agosto Lilás”, maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016.

A divulgação da Lei Maria da Penha e dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher é de extrema relevância para a redução da violência contra a mulher. Conscientizar pessoas sobre o tema e empoderar mulheres é um caminho inteligente para mudança desse cenário.  

A programação da campanha “Agosto Lilás” está disponível no site : https://www.secid.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/AGENDA-AGOSTO-LIL%C3%81S-DIVULGA%C3%87%C3%83O.pdf

A Casa da Mulher Brasileira, existe e funciona. Nela estão integrados no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. Em Campo Grande (MS) está localizada na Rua Brasília, Lote A, Quadra 2 s/n – Jardim Imá.

Hoje temos o privilégio de ter acesso a muitas e boas informações no ambiente on-line, apresentadas de forma didática. Curiosidade e participação podem mudar histórias de vida.

 

Dra. Dafne Guenka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.