Justiça Eleitoral já liberou 78% dos candidatos a vereador da Capital
A Justiça Eleitoral já liberou 615 candidatos a vereador da Capital, para disputar o pleito eleitoral deste ano, o que representa 78% daqueles que colocaram o nome à disposição para este cargo. Ainda falta a análise de 134 registros, para completar a avaliação do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS).
Para eleição deste ano em Campo Grande, 780 candidatos fizeram o registro ao cargo de vereador, o que representa um aumento de 15% em relação a 2016, já que neste ano foram proibidas as coligações proporcionais, ou seja, os partidos tiveram que lançar chapa pura para vereança.
Até o momento 615 candidatos (vereador) tiveram seus registros deferidos, 21 foram rejeitados pela Justiça Eleitoral e 10 concorrentes já desistiram da disputa, renunciando à candidatura. Aqueles que foram “barrados” ainda podem recorrer da decisão nas instâncias superiores, no entanto se tiverem novas derrotas, terão seus votos invalidados.
Os concorrentes buscam as 29 cadeiras da Câmara Municipal de Campo Grande, o que gera uma concorrência de 26,8 por vaga no Parlamento. Na última eleição em 2016, houve uma renovação superior a 60%, com apenas 11 vereadores eleitos e 18 que estavam sem mandato.
Além da campanha atípica deste ano, os candidatos a vereador também ficaram fora das duas transmissões diárias do programa eleitoral, tendo tempodisponível apenas nas “inserções”, que são aquelas propagandas veiculadas ao longo do dia nas emissoras, durante os comerciais.
› FONTE: 24 Horas No Ar (24horasnoar.com.br)