IPCA de outubro sobe 0,24%, puxado por alta das passagens aéreas

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,24% em outubro, segundo o IBGE. No mês anterior, o índice havia registrado alta de 0,26%. No ano, a inflação acumulada do país é de 3,75% e, nos últimos 12 meses, de 4,82%.

Na pesquisa da Reuters, analistas esperavam uma alta de 0,29% em outubro.

Passagens aéreas

Os dados mostram que o maior impacto individual no resultado de outubro veio dos preços das passagens aéreas. O item subiu 23,7% na comparação com o mês anterior. Além disso, as passagens já vinham de uma alta de 13,47% em setembro

Alguns fatores podem explicar a disparada de preços. Segundo André Almeida, gerente do IPCA, o aumento pode estar relacionado ao preço do querosene de aviação e a proximidade das férias de fim de ano.

O que ficou mais caro?
Oito dos nove grupos de produtos e serviços investigados pela pesquisa subiram. O grupo Comunicação (-0,19% e -0,01 p.p.) foi o único em queda.

No grupo dos Transportes (0,35%), um dos destaques, o resultado foi influenciado pelo aumento nos preços da passagem aérea. Ainda assim, o diesel foi o único item dos combustíveis (-1,39%) que registrou inflação. No período, os preços da gasolina (-1,53%), do gás veicular (-1,23%) e do etanol (-0,96%) caíram.

A gasolina é o subitem de maior peso entre os 377 da cesta do IPCA. Essa queda em outubro foi o maior impacto negativo no índice (-0,08 p.p) e contribuiu para segurar o resultado do grupo de transportes.
André Almeida, gerente do IPCA… – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/11/10/ipca-de-outubro.htm?cmpid=copiaecola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.