Leilão de petróleo vende apenas cinco dos 92 blocos ofertados

O governo federal conseguiu vender apenas 5 das 92 áreas ofertadas nesta quinta-feira (7) na 17ª Rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás.

A companhia anglo-holandesa Shell foi a única operadora a realizar lances no evento, se comprometendo com o pagamento de R$ 37,14 milhões.

A empresa arrematou um bloco em parceria com a Ecopetrol e os quatro demais sozinha. Todos estão na Bacia de Santos. A Petrobras não fez qualquer lance.

O leilão ofertou 92 blocos marítimos nas bacias de Campos, Santos, Pelotas e Potiguar, e teve apenas nove empresas inscritas, menor número já registrado para um leilão de concessão no país.

Entre as áreas colocadas no leilão estavam regiões próximas a paraísos naturais como a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e o Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, o que causou a revolta de ambientalistas, que fizeram pressão contra a venda. Esses blocos não receberam oferta.

 

O governo federal voltou a fazer leilões de áreas de petróleo após o megaleilão de 2019, que só não foi um fracasso porque a Petrobras adquiriu alguns dos principais lotes.

 

fonte: conteudo ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.