Com criação de comissão de fiscalização, legislativo solicita apoio militar contra coronavirus em Porto Murtinho

Imagem Ilustraviva - Arquivo Porto Murtinho Notícias

Imagem Ilustraviva – Arquivo Porto Murtinho Notícias

A Câmara Municipal, diante da pandemia do Covid-19, criou por Resolução em 24 de março uma Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, para fiscalizar, acompanhar e propor ações preventivas no município de Porto Murtinho MS.

A comissão é representada pela Presidente, Vereadora Maria Donizete dos Santos e têm como membros os Vereadores Fátima Vidotte, Marciana Britos, Milton Abrão e demais representantes da sociedade e forças armadas.

A Comissão solicitou apoio do Exército Brasileiro para auxiliar nas operações de prevenção para evitar o avanço do Covid-19 no município.

É de extrema importância à atuação dos militares em áreas como as das Colônias Cachoeira e Ingazeira e também a presença do pelotão auxiliando com equipamentos logísticos e hospitalares caso haja necessidade, considerando a extensão do município e sua localização na região de fronteira.

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 03/04/2020, a Comissão e demais receberam o Capitão da 2ª Cia de Fronteira, Bruno Leite, onde o mesmo explicou que o Exército está de prontidão e aguarda o momento oportuno para auxiliar no enfrentamento ao Coronavírus.

O município passa atualmente por momento de grande movimentação nos portos devido ao escoamento da safra e também por inúmeros trabalhadores nos dois países, o que deve ser muito bem monitorado, para evitar e não colocar a população em risco.

No período da tarde, membros da Comissão reuniram-se com a Diretora do Hospital Oscar Ramires Pereira e integrante do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, Dirleine Guimarães, relatou todas as ações desenvolvidas em nosso município, como a Barreira Sanitária no Km 35, Disque Saúde, a Equipe de Ronda, a fiscalização da Vigilância, o horário estendido do Posto de Saúde do Centro, como Gripário, proibição de visitas a pessoas internadas conforme portaria e protocolo Covid-19 e algumas observações que podem ser solucionadas com as propostas apresentadas.

A responsável técnica pelo Comitê esclareceu que todos os esforços estão sendo realizados para evitar a propagação do vírus, ressaltou a importância de manter o isolamento social neste período, pois é o período mais crítico. Todas as pessoas que adentram em nossa cidade, estão sendo orientadas, acompanhadas e monitoradas pela equipe de Combate ao Coronavírus, devendo ficar em isolamento por 7 dias as pessoas que não apresentam sintomas e as que apresentam sintomas por 14 dias como febre , cansaço, tosse e falta de ar.

Dirleine demonstrou para a Comissão que o Estado de Mato Grosso do Sul tem uma diferença dos demais, pois a faixa etária com maior número de contaminação são as pessoas com até 40 anos, conforme os boletins oficiais.

Pequenos cuidados como lavar as mãos, não entrar com roupas e sapatos em casa evitam o contágio.

Importante frisar que o atendimento no Hospital será apenas para casos de urgência e emergência, conforme protocolos do Covid-19, pois a equipe da saúde está atendendo na Unidade Básica do Centro no período diurno e noturno.

Todos os esforços neste momento são necessários, pois o aumento da doença no Estado de MS é significativo, por isto é preciso adotar medidas severas para evitar qualquer forma de contágio e maior disseminação do vírus. Por fim ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde busca o apoio da Câmara Municipal na luta da conscientização de toda a comunidade, sobre este inimigo comum, que infelizmente já tem matado milhares de pessoas pelo mundo.

#fiqueemcasa.

Disque saúde 3287 1292

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.