Bombeiros enviam reforços para combater novo incêndio na Serra do Amolar no Pantanal

Bombeiros de Aquidauana e Jardim se juntaram aos militares de Corumbá em comboio que partiu na manhã desta quarta-feira (04) para novo incêndio na Serra do Amolar, no . O fogo teria sido iniciado por um raio na última segunda-feira (02).

As equipes iniciaram deslocamento fluvial, com percurso que deve durar de cinco a seis horas até o local da queimada, a 170 quilômetros do município de Corumbá.

De acordo com o analista ambiental do instituto, Alexandre Pereira, as operações estavam com número menor de militares, pois com a chuva dos dias anteriores, não haviam ressurgido os incêndios e dando fim na trégua de “descanso” a destruição no bioma pantaneiro.

O monitoramento continua sendo feito por voos de helicóptero do diariamente para reconhecer áreas e traçar estratégias de combate, e por imagens de satélite do Inpe com detecção de focos de calor (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Trégua

As chuvas do início do mês deram uma breve trégua nosincêndios no . Na semana passada, o Ibama chegou a anunciar que todos os focos de incêndio haviam sido extintos.

Apesar dos focos terem sido controlados, os bombeiros e o PrevFogo permaneceram em monitoramento.

A previsão do tempo indica que as próximas chuvas devem voltar na semana que vem em Corumbá, o que deve ajudar na situação.

Tocador de vídeo

Fonte: Midiamax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *