PP, União e Republicanos podem criar uma superfederação a partir de 2024

No Congresso, o PP, o União Brasil e o Republicanos somariam juntos 150 deputados e 17 senadores – ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

O Correio do Estado apurou que os dirigentes nacionais do PP, do União Brasil e do Republicanos retomaram nas últimas semanas, em Brasília (DF), as negociações para a criação de uma superfederação envolvendo as três legendas, possibilidade que já tinha sido cogitada no fim do ano passado.

Em nível de Congresso Nacional, juntos, o PP, o União Brasil e o Republicanos somariam 150 deputados federais e 17 senadores – e o Fundo Eleitoral também aumentaria consideravelmente.

Já em Mato Grosso do Sul, a união entre os três partidos incluiria uma senadora, um deputado federal, quatro deputados estaduais, 18 prefeitos (todos do PP), 14 vice-prefeitos (todos do PP) e 128 vereadores (78 do PP e 50 do União Brasil).

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse que as conversas estão “evoluindo”, mas admite que entraves regionais ainda precisam ser resolvidos, pois uma federação exige que os partidos fiquem quatro anos juntos, com um único presidente de representações regionais, além da obrigatoriedade de candidaturas únicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.