PAPO DIRETO COM NEYVA MELLO!

Junho violeta.
Vamos falar da violência contra o idoso!
Pode ocorrer de várias formas. Os tipos mais comuns de violência incluem a física ( como BATER no idoso), psicológica e emocional; (como fazer o idoso sentir-se constrangido ou humilhado) financeira ( como no caso de família que se apossa do cartão do IDOSO e se utilizam de recursos do IDOSO para si), sexual (mesmo em conversas, quando isto for contra a vontade e princípios do idoso) e a negligência, deixa de agir quando necessário, sejam os responsáveis pelo o idoso ou ele próprio sendo negligente consigo!
VAMOS DETALHAR A CADA TIPO DE AÇÃO VIOLENTA CONTRA O IDOSO;
Atos agressivos contra a pessoa idosa estão presentes nas mais diversas camada sociais e regiões do País. Eles ocorrem tanto dentro como fora do ambiente familiar. Até mesmo em serviços de saúde podemos encontrar tratamentos abusivos. Diante de tal contexto, apenas a indignação tardia não basta. E preciso prevenir esse tipo de ocorrência e existem meios seguro para isso. Bom, hoje dia primeiro de junho, VAMOS conversar sobre a violência contra o idoso e de que forma podemos evitá-la e combate-la. Afinal os idosos são as experiências e a sabedoria do ontem que se estende a nós no amanhã, vamos proporcionar DIGUINIDADE e carinho nessa fase delicada é fundamental.
A violência contra o idoso, defini-se como ação única ou repetida, ou falta de ação apropiada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde existe uma expectativa de confiança, que acuse dano ou sofrimento a uma pessoa idosa!
Agressão verbal essa é comum contra o idoso e qualquer ação como falar em um tom de voz inadequada, seja muito baixo mais afim de excluir o idoso da conversa, ou gritar de maneira ofensiva. Ofender, ridicularizar ou criticar constantemente também são consideradas agressões verbais. Assim como acusar ou culpar o idoso indiretamente ignorar a presença, ou mandar a se calar. Abandona-ló e não acolher ou até mesmo não efetividade isso também pode ser considerado agressão verbal violenta, contra a violência. Diguinidade e respeito para com a pessoa idosa!!
VAMOS lembrar que merece muito respeito dentro dos coletivos, filas de bancos filas de lojas nas ruas, e praças. O IDOSO tem que ser tratado com muito CARINHO.! NEYVA MELLO DEFENSORA DO IDOSO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.