Pantanal ocupa o 2º lugar entre os biomas mais atingidos por incêndios


Queimadas no Pantanal de MS | Créditos: g1 MS e TV Morena

 

Segundo dados divulgados pelo Monitor do Fogo, plataforma do MapBiomas, o Pantanal enfrentou um desastre ambiental em janeiro, com 40.626 hectares de sua área consumidos pelas chamas, o que o coloca como o segundo bioma mais afetado pelo fogo no Brasil.

O relatório mensal revela que Mato Grosso do Sul foi o sexto estado mais atingido, com 30.083 hectares devastados no período. Já Mato Grosso registrou 53.183 hectares queimados. Os estados do Maranhão, Amazonas, Pará e Roraima apresentaram números ainda mais alarmantes.

O aumento expressivo no número de focos de incêndio em Mato Grosso do Sul preocupa, com um aumento de 172% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Recentemente, o Corpo de Bombeiros mobilizou esforços na Serra do Amolar, combatendo incêndios que consumiram cerca de 1,2 mil hectares de vegetação em 12 dias de trabalho incessante.

Em um incidente específico, a Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa de R$ 9,6 milhões a um proprietário rural, responsabilizado pelo início das chamas que se alastraram por quase cinco dias.

A nível nacional, os números são igualmente preocupantes, com mais de um milhão de hectares queimados em janeiro, um aumento de 248% em relação ao ano anterior. A Amazônia liderou em área afetada, seguida pelo Pantanal. Estados como Roraima, Pará e Amazonas também enfrentaram graves consequências, com Roraima respondendo por 40% do total de áreas queimadas no país. O relatório completo pode ser acessado neste link.

Conteúdo Ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.