Dengue mata mais duas pessoas e investiga outro óbito


Mosquito – Aedes aegypti | Créditos: Divulgação

 

O Mato Grosso do Sul é novamente assolado pela triste notícia de mais duas vítimas fatais da dengue, conforme relata o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (27/2). Desde o início do ano, o estado já contabiliza três óbitos pela doença, com um caso adicional sob investigação para determinar a causa da morte.

Os dados recentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) revelam um preocupante aumento nos casos confirmados da enfermidade, totalizando 1.602 ocorrências em todo o território, um acréscimo de 561 em relação à semana anterior.

Destaca-se que 20 municípios do estado enfrentam uma alta incidência de dengue nesta semana, cinco a mais do que na semana precedente.

Perfil das Vítimas

Entre os óbitos confirmados, figura um homem de 81 anos, residente em Chapadão do Sul, cujo falecimento ocorreu em 7/2, sendo a causa atribuída à dengue após confirmação nesta sexta-feira.

O segundo caso refere-se a uma mulher de 73 anos, residente em Coronel Sapucaia, que veio a óbito em 20/2, também tendo a causa confirmada hoje. Ambos os pacientes apresentavam comorbidades.

Ressalta-se que o primeiro óbito registrado no ano decorrente da dengue foi o de uma bebê com apenas um mês de vida, ocorrido em 31/1 e cuja confirmação da causa por dengue ocorreu em 16/2, conforme previamente reportado pelo Dourados News.

Situação em Dourados

O Boletim desta semana indica que Dourados, a maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul, mantém-se entre aquelas com baixa incidência da doença, registrando 126 casos prováveis e 30 confirmados até o momento. O sucesso no controle da doença é atribuído, em parte, à eficácia da campanha de vacinação contra a dengue, que imunizou 30.329 pessoas até a última segunda-feira (26/2).

Vacinação em Andamento

A vacinação contra a dengue segue em andamento nos postos de saúde durante toda a semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da Sala de Vacinação do Pronto Atendimento Médico (PAM), que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Dourados destaca-se como pioneiro no Brasil ao realizar a vacinação em massa contra a dengue, graças a um acordo estabelecido entre a Prefeitura e o laboratório japonês Takeda Pharma, fabricante do imunizante Qdenga. Vale notar que, diferentemente do restante do país, a cobertura vacinal na cidade abrange a faixa etária de 4 a 59 anos.

Conteúdo Ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.