Globo FM deixa de operar na cidade de São Paulo

Prestes a completar 68 anos operando em São Paulo (1º de maio), o Sistema Globo de Rádio encerrou em definitivo as transmissões da Rádio Globo AM 1100. O transmissor da emissora AM que foi líder de audiência durante vários anos na capital paulista foi desligado à meia-noite desta segunda-feira (10). A partir de agora, a Rádio Globo mantém sua programação sendo transmitida em 94.1 FM.

A informação foi registrada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

A portaria que definiu a extinção da frequência AM 1100 foi publicada na segunda-feira (3) no Diário Oficial da União. O canal foi concedido originalmente à Rádio Excelsior S.A, por meio do Decreto 253 de julho de 1935. A frequência foi transferida para a Rádio Globo em maio de 1978 para transmissão em Ondas Médias em caráter nacional.

Além disso, a portaria também trouxe a revogação da renovação da outorga da emissora, que foi realizada em outubro do ano passado. Ainda segundo informações da própria portaria, a extinção da frequência foi pedido feito pelo concessionário da estação.

Com o encerramento das transmissões da AM 1100, o Sistema Globo de Rádio deixa de operar em definitivo no dial AM. Em setembro de 2018, o grupo encerrou as operações das rádios CBN AM 780 de São Paulo, Rádio Globo AM 1220 do Rio de Janeiro, CBN AM 860 do Rio de Janeiro e CBN AM 1150 de Belo Horizonte.

Mesmo com o encerramento da AM, o Sistema Globo Rádio continua operando na capital paulista pela Rádio Globo FM 94.1 e pela CBN FM 90.5 de São Paulo. No Rio de Janeiro, o grupo opera com a Rádio Globo FM 98.1 e CBN FM 92.5.

Trajetória da 1100 AM

A Rádio Globo AM 1100 entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.

Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.

Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.

Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.

Já em 23 de junho de 2017 a 1100 AM passou a contar com a operação simultânea da 94.1 FM de São Paulo. Na época o Sistema Globo de Rádio havia feito uma mudança significativa do posicionamento da Rádio Globo no mercado nacional.

Recentemente, em 15 de julho do ano passado, após dois anos atuando com uma linguagem mais adulta e no formato de “rádio mosaico”, a Rádio Globo retomou ao formato popular, porém com um perfil mais musical e com uma linguagem que se aproxima mais do formato FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.