Festival de Inverno de Bonito terá Daniel, Gaby Amarantos e Majur entre as atrações

FONTE CORREIO DO ESTADO

O governo de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta quarta-feira (27), parte da programação da 21ª edição do Festival de Inverno de Bonito.

Todas as atividades são gratuitas ao público.

O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, em Bonito, e terá como tema proporcionar “um mergulho no imaginário” por meio da arte e da cultura.

A programação conta com atrações de 12 estados brasileiros, 122 convidados, sendo 93 sul-mato-grossenses, 10 palestras, 18 oficinas e atividades variadas ao longo dos quatro dias de evento.

Quanto aos shows musicais, entre as atrações que irão se apresentar no Palco das Águas estão o cantor sertanejo Daniel, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata e a banca de rock Ira!.

Já no planco do Centro de Múltiplo Uso, haverá apresentações do trio instrumental Macaco Bong, cantora Majur, rapper e poeta Rincon Sapiência, também conhecido como Manicongo.

De Mato Grosso do Sul, o primeiro grupo de rap indígena do País, Bro MCs , marcam presença, assim como o perfomer Júlio Ruschel e a slammer Alê Coelho.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou a importância da realização do tradicional do evento depois de dois anos sem edição, devido a pandemia de Covid-19.

“Vai ter uma diversidade de atrações, tenda da cidadania indígena, cultural, artesanato, dança, teatro e música, e vai unir ali toda uma região. É muito bom retomar os festivais”, disse.

” Todas essas festas tradicionais tem a presença muito grande do público, e isso era vontade que essas pessoas tinham de confraternizar, de ter um entretenimento. Então, não tenho dúvida que do dia 25 a 28 de agosto nós teremos momentos muito emocionantes e de grande projeção cultural na cidade de Bonito”, acrescentou o governador.

O prefeito do município, Josmail Rodrigues, disse que a expectativa é que seja “o melhor festival da história” e que movimente a economia.

“O festival não fica só na cidade, ele vai contemplar a comunidade local e fomentar a arte, a cultura. Quem ganha com isso é o comércio e o turismo, Bonito é mundialmente como o melhor destino de ecoturismo do Brasil”, afirmou.

Atividades culturais

No centro da cidade, a Praça da Liberdade terá o Palco das Artes Cênicas, onde serão realizadas apresentações teatrais.

O Grupo Maria Cotia (MG) leva ao palco a versão teatral para “O Auto da Compadecida”, clássico de Ariano Suassuna, enquanto a Casa de Zoé (RN) apresenta  “Sinapse Darwin”, em que o espectador é conduzido por uma viagem circense alegórica pela memória e história do evolucionista britânico Charles Darwin.

Também se apresentam a Cia. ETC (PE), Balangandança Cia. (SP), Cia. Miragem (DF) e o convidado argentino Sebastian Godoy, além de mais quatro grupos do Estado.

Na Praça da Liberdade, serão 12 espaços com várias modalidades da cultura.

Na Tenda Espaço Criativo, haverá exposição de itens da gastronomia, feira de artes visuais, exposição de moda e produtos literários.

Na Tenda do Artesanato estão previstas a exposição de trabalhos de artesãos do Ceará e de Mato Grosso do Sul.

A Galeria das Artes vai abrigar uma exposição de obras selecionadas pelo Museu Arte Contemporânea (MARCO-MS) e a Tenda dos Saberes Indígenas promete inovar nesta edição.

Na Tenda da Cidadania, público terá informações sobre projetos do governo ligados a cultura-cidadã desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).

Também na Praça da Liberdade, será montada uma cozinha show, com oficinas de gastronomia.

Os chefs Edu Rajala, Sylvio Trujillo, Patrícia Ayres Marques, Leonardo Zonitta, Letícia Krause e Paulo Machado ensinarão receitas sul-mato-grossenses nos dias 26 e 27.

A moda também estará presente, com coleções de diversos estilistas do Estado e desfile das peças com modelos bonitenses, além rodada de negócios, em parceria com o Sebrae.

As peças poderão ser adquiridas aós os desfiles.

Dezoito oficinas, de diversos temas, acontecem durante o festival, entre elas:

  • Dança Vivência para a Infância (Georgia Lengos-SP)
  • Oficina Educação Patrimonial Espeleológico e o Turismo Sustentável em Cavernas (Lívia Cordeiro-MS)
  •  Realizando Filmes com Celular (Marcelo Lin-MG e Rodrigo Meireles-MG)
  • Oficina de Cinema (Marinete Pinheiro-MS e Israel Miranda-MS)
  • Oficina de Teatro (Ramona Rodrigues-MS)
  •  Oficina de Pop Up (Carol Jordão-MS)
  • Oficina de Xilogravura (Cláudio Alessandro de Souza-MS)
  • Animação e Brinquedos Ópticos (Raquel Alvarenga-MS)
  • Educomunicação (Carlos Lima-SP)
  • Modelagem em Biscuit Bichos do Pantanal (Ana Elizabete Martines-MS)
  • Criação de Bijuterias com Biojoias (Arthemis Leone “Papai Noel”-MS)
  • Cerâmica Terena (Rosenir Batista-MS)
  • Yoga, com Márcio Yoga-MS
  • Oficina voltada para o patrimônio imaterial (A Construção do Espaço Sagrado) comandada pelo renomado Estúdio Sarasá (SP).

No Distrito de Águas de Miranda, a 70 km de Bonito, também haverá atividades, com oficinas e apresentações artísticas.

Voltada à literatura, a programação será no sábado, na Praça da Liberdade, com contação de histórias, lançamento de livro e encontro entre o ativista e escritor guarani Olívio Jekupé (PR) e a autora e multiartista guató Gleycielli Nonato (MS), com debate sobre a história, a memória e a oralidade na literatura escrita pelos povos indígenas.

No sábado (27/08), o Coletivo Bixa Pare (SP) realiza o “Sarau Bixaria Literária” na Praça da Liberdade, em um espaço de troca da cultura LGBTQIA+.

Ainda na representatividade LGBTQIA+, haverá show da Beca & A Gaia Arte (MS).

No encerramento do festival, no domingo (28/08), evento reunirá vários artistas ligados a cultura de rua e arte de diversos artistas registrada em um muro de 10×3 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.