Cuidados com as pessoas com Alzheimer durante a pandemia é tema de bate-papo promovido pela ABRAz-MS

Na manhã de hoje (15), a Associação Brasileira de Alzheimer, regional Mato Grosso do Sul (ABRAz-MS), realizará uma conversa ao vivo, transmitida pela plataforma Instagram, a partir das 10h, no horário de Mato Grosso do Sul, com o médico geriatra, José Roberto Pelegrino, e com o odontogeriatra e vice-presidente da ABRAz-MS, Marco Polo Siebra, sobre os principais problemas enfrentados pelos cuidadores de pessoas que sofrem com Alzheimer e dicas de possíveis soluções que podem ser aplicadas para diminuir os efeitos da doença nos pacientes durante a quarentena existente em diversas cidades por causa do coronavírus (COVID-19).

De acordo com a Associação, mesmo que não haja nenhum levantamento oficial do número de pacientes em todo o estado, embora a estimativa da entidade seja de que 3% dos idosos tenha alguma senilidade, a preocupação com a saúde das pessoas que possuem a doença passa a ser muito maior por causa das ações que estão sendo tomadas pelos governantes públicos para tentar conter a contaminação do coronavírus. Além da fragilidade do organismo das pessoas que possuem Alzheimer, há também riscos maiores dentro da própria casa, para familiares e profissionais e para os idosos, já que muitos estão permanecendo sem sair de dentro das residências por causa da quarentena. “Essa live trará informações muito importantes para os cuidadores sobre cuidados com os idosos, principalmente para os acometidos com demência”, disse Siebra.

Os cuidadores, sejam eles profissionais ou da própria família, também necessitam de uma atenção maior com relação aos cuidados necessários para manter uma rotina saudável para os pacientes. Ter um paciente com Alzheimer em casa é sinônimo de muita repetição e isso pode causar um estresse físico e emocional na pessoa que está realizando os cuidados. “As pessoas não acreditam que os pacientes façam coisas que muitas vezes contamos. Isso gera uma frustração porque a pessoa acaba se sentindo desvalorizada e desmotivada. Já o cuidador profissional está por uma questão financeira e, muitas vezes, traz de casa os problemas, gerando fator de desgaste emocional”, disse a psicóloga e coordenadora do Grupo de Apoio Social e Emocional da ABRAz-MS, Ana Cláudia Martins Lugo Siebra.

A associação foi criada com o intuito de possibilitar que os cuidadores e os familiares de pessoas com Alzheimer e outra doenças mentais tenham acesso a um grupo de trabalho que visa o suporte emocional e social, oferecendo encontros e materiais de apoio para que as pessoas possam ter mais informações sobre as diversas fases existentes das pessoas acometidas pela doença. Mensalmente a entidade promove um encontro, gratuito e aberto para a população, para debater e conversar com as pessoas sobre as atividades realizadas junto aos idosos, mas, devido as orientações de não aglomeração de pessoas existente no município de Campo Grande – MS, a ABRAz-MS está promovendo essa live para retirar dúvidas existentes e passar orientações.

Serviço

Tema: Bate-papo ao vivo sobre cuidados e prevenção entre pacientes de Alzheimer e cuidadores

Data: 15.04.2020

Horário: 10h

Local: Live do Instagram da ABRAz-MS (@abraz.ms)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.