Bento Afonso de Oliveira, presidente da Rádio Bioceânica FM 102.3 em parceria com Tribuna do Pantanal é recebido no Itamaraty pelo Ministro João Carlos Parkison.
O coordenador da Rota Bioceânica, Ministro de carreira diplomática João Carlos Parkison, recebeu na tarde desta segunda-feira em Brasília a equipe da rádio Bioceânica FM, 102.3 tendo como tema principal, as motivações e benefícios que o Corredor Rodoviário Bioceânico oferecerá, como alternativa mais eficiente e econômica para o transporte de cargas. Segundo o Ministro ela representará uma grande mudança na logística nacional, inserindo Mato Grosso do Sul no mercado internacional com competitividade, através da redução dos custos logísticos e dos tempos de viagem.
Tempo é Dinheiro… visionário, o ministro é ferrenho defensor do modelo aduaneiro europeu como modelo a ser implantado na Rota Bioceânica, que utiliza a fiscalização na origem e no destino das mercadorias, essa integração aduaneira pode reduzir o custo do caminhão/navio parado em até doze vezes, sem burlar as fiscalizações com a utilização de mecanismos eletrônicos para controlar a entrada e saída das cargas.
“Essa iniciativa complementa a infraestrutura rodoviária, na medida em que vai facilitar o trânsito aduaneiro. Em vez de ter longas paradas nas fronteiras, que logicamente só encarecem o produto, você terá um transporte mais ágil e eficiente, pois o propósito do corredor é dar agilidade” frisou o ministro.
A previsão é de que a Rota Bioceânica, que diminui em 17 dias a viagem de mercadorias para a China, seja ativada no primeiro semestre de 2025, ano previsto para a conclusão da obra da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai).
Para atender aos agricultores da região, o ministro defende a construção de local especifico para a comercialização dos produtos, em cidades estratégicas como Jardim e Porto Murtinho. O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar.
E no mesmo caminho de crescimento e modernização que este momento apresenta, ainda temos a informação que Bento Afonso de Oliveira, defensor da Compra e venda de moedas estrangeiras em terminais eletrônicos pelos Bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, obteve apoio irrestrito do Ministro, que passou a defender a implantação imediata do Sistema em Bonito e Porto Murtinho.
(Elio Garcia Godoy)