ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MS Projeto de Marçal Filho cria campanha para incentivar doações de órgãos.

Sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante. É com este objetivo que o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) apresentou Projeto de Lei que institui o “Setembro Verde” como mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Cerca de 400 pessoas aguardam na fila por transplante em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Projeto de Lei 270/2021 apresentado pelo deputado, todos os anos do dia 1º ao dia 30 de setembro, será realizado ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

A justificativa da proposta prevê que o Poder Executivo, em conjunto com as entidades afins, realize debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização, entre outras iniciativas, no intuito de esclarecer e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.

“Crendices somadas à falta de informações e oposição da família são os maiores responsáveis pelo insuficiente número de doadores”, destacou Marçal Filho. Segundo a proposta, a campanha Setembro Verde tem por objetivo celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro.

 

A pandemia fez diminuir o número de cirurgias e as doações também. Só para transplante renal, são cerca de 150 pessoas aguardando na fila, outras 248 esperam por uma doação de córnea e 4 buscam por um novo coração.

Fonte: Conteúdo MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *