Zigurats é o primeiro lugar brasileiro a integrar a Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas
Zigurats foi escolhida como a primeira cidade brasileira a integrar a Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas, com sede no Paraguai. A integração vai fomentar o intercâmbio entre os países em diversos setores, como social, cultural, empresarial, científica e esportiva.
Conforme o Delegado da Federação, Teodoro Ramos, a cidade de Zigurats e o Recanto de Havalon foram selecionadas após o comitê executivo da entidade analisar regiões em potenciais. Ramos pontua que Zigurats chamou a atenção da Federação por ter características muito importantes e que se encaixaram nos quesitos que procuravam para a escolha das cidades.
“Faz algum tempo começamos a pesquisar sobre Zigurats e Urandir, pela importância que a gente percebeu que foi tomando ao longo do tempo. E aí tem alguns itens que são muito relevantes para nós, que vem da cultura do nosso país, como a valentia, a independência, a liberdade e a esperança entre os povos. E é isso que queremos promover. Todos esses itens nós encontramos em Zigurats”, comentou.
Durante o evento, o fundador e presidente do Ecossistema Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, pontuou a importância da escolha de Zigurats pela Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas para o desenvolvimento e expansão do turismo nos países sul-americanos e na continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Ecossistema.
“É uma parceria que representa um crescimento não só nas atividades, mas um reconhecimento entre ambos os países [Brasil e Paraguai]. Isso para nós é motivo de muito orgulho, de ter uma representatividade. É muito significativo no sentido de dar mais força para continuar. Toda essa parceria é importante, principalmente nesse momento onde a expansão de Dakila, da troca de informações entre nós e pessoas estão ocorrendo de uma maneira muito mais acentuada. Parece que o mundo despertou e está sedento por mudanças e essas mudanças nós estamos proporcionando para a população”, pontuou o presidente.
A partir da escolha de Zigurats para integrar a Federação, Teodoro Ramos explica que serão discutidas atividades conjuntas para avaliar quais caminhos turísticos podem existir entre os países. “Nós culturalmente sabemos que a importância do país não é somente pela localização geográfica, mas sobretudo pela cultura. Fator este que temos encontrado muito em comum entre todos os países”, disse.
Zigurats e Recanto de Havalon
Havalon, como sede principal, e Zigurats, como condomínio privado e cidade independente do Ecossistema Dakila, compõem a região denominada Complexo Turístico Zigurats dentro do município de Corguinho, que se tornou um destino turístico devido a suas estruturas diferenciadas e projeção de futuro. Com monumentos escalonados, observatório astronômico, casas arredondadas e maquetes sobre estudos do real formato da Terra, os lugares chamam atenção e despertam muita curiosidade nos visitantes/turistas.
Zigurats, além de estar se estruturando para ser uma cidade modelo para o futuro, também traz o viés turístico diante das construções, modo de viver e pesquisas realizadas na região. Atualmente, faz parte da rota Caminho dos Ipês – trajeto criado pelo Governo do Estado, a fim de agrupar as diferentes atrações de Mato Grosso do Sul em eixos que permitam fortalecer o turismo de cada região estabelecida no mapa turístico.
Encontro com a prefeita em Campo Grande
Teodoro Ramos esteve presente na Prefeitura Municipal de Campo Grande, onde foi recebido pela prefeita Adriane Lopes. A Capital de Mato Grosso do Sul também foi chamada para fazer parte das cidades integradas à Federação e Adriane celebrou o convite.
“É uma honra para nós. Poder contribuir também com esse intercâmbio cultural entre Brasil e Paraguai. Campo Grande é uma cidade belíssima e nós estamos trabalhando neste tempo para torná-la a capital das oportunidades no Centro-Oeste do Brasil. Nossa cidade é uma capital nova, pujante, onde a gente tem novas rotas de integração latinos americanos que estão surgindo nesse tempo, como a Rota Bioceânica, que vem mudar a história e o desenvolvimento econômico local”, pontuou a gestora da cidade.
A prefeita chamou atenção para as belezas naturais da Capital e pontos turísticos históricos, atrativos para quem visita a cidade, e deixou um convite aos turistas. “Todas as pessoas que nós recepcionamos no aeroporto até ao Centro da cidade valorizam muito as nossas árvores. É uma cidade de muito verde, muitos pássaros, nós temos vários atrativos aqui e que serão assim divulgados agora com essa integração com a Federação e vamos propagar os nossos pontos turísticos históricos. Convidamos todos vocês a estarem conosco, a visitarem Campo Grande – Mato Grosso do Sul”.
A Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas
A Federação nasceu na cidade de Arequipa, Peru, na realização do I Congresso Internacional de Municípios Turísticos, em 8 de julho de 2011. Atualmente, a federação tem a presidência de Dérlis Esteche Vásquez, ex-Ministro da Cultura do Paraguai.
Integram a federação os países: Chile, Peru, Brasil, Paraguai, Equador, Argentina, Uruguai e Colômbia. O objetivo da Federação é gerar circuitos turísticos integrados entre os países, bem como uma associatividade com todos os países parceiros, com intercâmbio de projetos de gestão turística.
Assista aos vídeos:
Zigurats integra a Federação Latino Americana de Cidades Turísticas – TVCH – YouTube