Vicentina – Tabeliã mais antiga de MS,Dona Air, morre de covid

É quase impossível olhar para a história e o processo de desenvolvimento da região de Vicentina, a cerca de 250 km de Campo Grande, e não ver as digitais de dona Air Ortiz do Nascimento.

Tabeliã desde 1964, era a mais antiga em atividade em Mato Grosso do Sul. Acompanhou de perto, desde então, e de variadas formas, as transformações da cidade de Vicentina, cuja emancipação, em 1989, não sairia se não fosse sua bravura, do marido e de outros ilustres cidadãos.

Infelizmente, mesmo após tomar duas doses da vacina contra o coronavírus, dona Air morreu por complicações da doença na última sexta-feira (2).

Esposa do politico José Nascimento, primeiro prefeito de Vicentina, mãe de 10 filhos, avó de 20 netos, 12 bisnetos e 01 tataraneto, dona Air representava um pedaço da história local que poucos tiveram o privilégio testemunhar, mas que todos respeitam.

Nascida em Dourados no dia 24 de outubro de 1932, Air mudou-se para Campo Grande para estudar no colégio Maria Auxiliadora.

Aos 15 anos retorna para a casa da família em Rio Brilhante e conhece o cabo do exército José Nascimento. Casam-se e partem para o interior de São Paulo. Retornam para Itaporã e finalmente, no dia 07 de setembro de 1955, chegam à Vicentina acompanhados dos 3 primeiros filhos.

Air contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da cidade, principalmente por apoiar o marido José Nascimento nas suas lutas políticas pela criação do município e também, claro, exercendo o ofício de tabeliã. (CAMPO GRANDE NEWS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.