UNESCO decide nesta semana se Tereré será Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Entre 14 a 19 de dezembro, as sessões do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO são realizadas online. Durante a reunião de quinta-feira (17) será votado a candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”. Bebida ancestral do Guarani e que também ganhou o Brasil pelas fronteiras com MS e SP, a proposta foi apresentada pelo para entrar na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) da humanidade.

Se o pedido for aceito, este será o primeiro patrimônio imaterial que o consegue incluir na mencionada lista. Por meio da Resolução nº 219/2019, a Secretaria Nacional da Cultura (SNC) do , declarou o Patrimônio Cultural Imaterial Nacional dos Saberes e Práticas Tradicionais Tereré, na Cultura Pohã Ñana.

Em março de 2019, a Comissão de Salvaguarda do PCI, chefiada pelo SNC, reuniu-se sob a presidência do Ministro Rubén Capdevila e aprovou a promoção da candidatura perante a Unesco, dando início ao processo de imediato, com o apoio de todos os setores envolvidos.

O objetivo da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é reunir expressões que ilustram a diversidade do patrimônio imaterial e contribuem para uma maior consciência de sua importância, além de ser considerada equivalente à Lista do Patrimônio Mundial.

 

por Midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.