TCE-MS: Lista de políticos e pré-candidatos com contas reprovadas; Confira
| Créditos: Foto: Central Sul News
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) publicou uma lista de políticos e pré-candidatos com contas reprovadas, destacando figuras conhecidas como Beto Pereira (PSDB), Alcides Bernal e Gilmar Olarte. A lista inclui 70 nomes e mais de 100 processos julgados, muitos dos quais se referem a candidatos nas próximas eleições municipais.
Beto Pereira, pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, teve três contas reprovadas do período em que foi prefeito de Terenos, entre 2005 e 2012. As reprovações ocorreram em 2016, 2018 e 2023, com um total de multas de aproximadamente R$ 80 mil. Os recursos de Beto estão em análise pelos conselheiros Márcio Monteiro, Flávio Kayatt e Leandro Lobo Ribeiro Pimentel. Até o momento, Beto Pereira não respondeu às solicitações de comentário.
Outro nome na lista é Douglas Figueiredo (PSDB), ex-prefeito e pré-candidato de Anastácio, acusado de envolvimento no assassinato de um ex-vereador. Douglas possui três condenações de contas, de 2017, 2018 e 2022, e não recorreu das decisões. Ele também não respondeu às tentativas de contato.
José Gomes Goulart, conhecido como Cazé (PSDB), ex-prefeito de Sete Quedas, também está na lista com três condenações de 2020 e 2021. A reportagem não conseguiu contato com Cazé.
Conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a rejeição de contas não impede automaticamente a obtenção da certidão de quitação eleitoral, necessária para candidaturas, desde que as contas de campanha sejam apresentadas, mesmo que reprovadas.
A publicação da lista pelo TCE-MS lança um olhar crítico sobre a transparência e a responsabilidade dos gestores públicos, especialmente à medida que se aproximam as eleições municipais.
Acesse a lista completa neste link.