Risco climático e pobreza são temas de professor da Uems na conferência da Unesco em Paris
Depois por ter passado por Portugal e Espanha, o professor doutor Lúcio Flávio Sunakozawa, do curso de Direito da Universidade Estadual do MS (Uems), está encerrando seu ciclo de palestras e participações em eventos jurídicos na Europa. No final de semana, ele esteve em Paris, capital da França, onde participou de uma conferência internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ele abordou questões do direito internacional e enfocou os desafios do Brasil para os riscos climáticos e a pobreza.
A palestra de Lúcio Flávio aconteceu na sede da Unesco em Paris, no espaço dedicado à discussão da mudança climática e pobreza no mundo. O tema de sua palestra foi Intercionalidade do Direito, Mudanças Climáticas, Vulnerabilidades e Resiliência relativos aos biomas da Rota de Integração Latino-Americana (RILA).
O local promove o intercâmbio de pesquisadores brasileiros com a comunidade científica dos Estados Membros da Unesco, com o apoio do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (caese.education) e do Intergovernmental Hydrological Programme da @unesco_fr, para discutir pautas importantes para o Brasil e para o mundo na construção da resiliência, com uma equipe multidisciplinar. “É inspirador ver como a ciência e a política podem contribuir para produzir respostas a esse desafio que se impõe ao mundo e ao nosso país”, comenta o professor.
Ainda sobre o evento na Unesco, Lúcio Flávio não escondeu a satisfação por interagir com pesquisadores de outras áreas do mundo científico e do conhecimento. “Discutimos pautas importantes para o Brasil e para o mundo na construção da resiliência, com uma equipe multidisciplinar”.
Em Sorbonne e na Embaixada – Além do evento na sede da Unesco na capital francesa, Lúcio Flávio estendeu sua participação na Embaixada do Brasil em Paris, onde trabalharemos particularmente a metodologia que responde ao problema utilizado na Convenção dos Cidadãos pelo Clima (Convention Citoyenne Climat), criada pelo Departamento de Geociências da Unicamp em conjunto com a Cetesb e Waycarbon.
Acompanhado da esposa Adriana, que também proferiu palestras na Europa sobre os aspectos mentais nas mulheres decorrentes de riscos climáticos, o casal esteve ainda na Faculdade de Droit, onde está instalada Université Panthéon, de Sorbonne, universidade referência mundial no Direito. “Gratidão por poder respirar e sentir a energia de grandes juristas da história mundial do Direito”, expressou Lúcio Flávio durante sua visita à Faculdade de Direito da Universidade Sorbonne.
Ainda na capital francesa, Lúcio e Adriana estiveram também na Academia Universal de Culturas, no Instituto da França e no Museu do Louvre. “Há muito que aprender, sempre”, resumiu o professor sobre a agenda de intercâmbio realizada pelos países da Europa.
lupanews