Ponte Bioceânica: processo de fundação continua com execução de estacas
Uma semana após o início do processo de fundação com a execução de estacas do lado paraguaio, continuam as obras na zona de construção da Ponte Bioceânica, lado Carmelo Peralta, Alto Paraguai.
Na semana passada, foi concluída a concretagem da estaca 3, píer 2, que faz parte das principais estruturas de sustentação desta ponte internacional que ligará as cidades de Carmelo Peralta (PY) e Puerto Murtinho (BR).
Nesta etapa de construção, serão utilizadas seis perfuratrizes, com 20 metros de comprimento. A intenção é aproveitar a seca atual para avançar com as fundações, depois serão montadas as ferragens e a concretagem.
Este projeto é financiado pela Itaipu (margem direita) no valor de G 616.836.755.744. Esta é a terceira união com o Brasil e o principal elo do Corredor Rodoviário Bioceânico, empreendimento realizado atualmente pelo Governo Nacional para fortalecer o processo de integração regional, pois permitirá a conexão entre os portos dos oceanos Atlântico e Pacífico.
A Ponte Bioceânica terá uma extensão total de 1.300 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso localizados nas duas margens do rio Paraguai e um corresponderá à parte estaiada de 630 metros, na área central da passarela.
O desenvolvimento do projeto é liderado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e sua execução está a cargo do Consórcio Binacional PY – BRA.
MOPC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações), do Paraguai
FONTE: ROTABIOCEANICA.COM.BR