Construção da ponte sobre o rio Paraguai em Murtinho segue avançando

Foto: Toninho Ruiz

As obras de construção da ponte Internacional Bioceânica que vai ligar as cidades de Carmelo Peralta-Alto Paraguai-PY a Porto Murtinho-Mato Grosso do Sul-Brasil, segue avançando.

Nesta sexta-feira, 31, a nossa reportagem esteve no local para ver in loco as ações de trabalho do Consorcio PYBRA – compostas pelas empresa paraguaia, Tecnoedil Construções Ltda e pelas brasileiras Paulitec Engenharia e Cidades Ltda. Apesar das grandes precipitações que assolou a região, onde se registrou mais de mil milímetros de chuvas, as empresas não interromperam os trabalhos.

A obra segue em ritmo bastante intenso nos dois lados do rio, a ponte vai ser modelo estaiada com suporte de cabos de aços especiais. No momento os trabalhos consistem na montagens dos pilares de concretos que vão sustentar esta via internacional. A construção dessa ponte irá completar o complexo viário da Rota Bioceanica que cortará quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Assim que concluir a obra os produtos desses países chegarará aos portos chilenos de Antofagasta, Mejillones, Tocopilla e Iquique, objetivo e a competitividade dos produtos desses pais a exportar ao mercado asiático encurtando oito mil e quatrocentos km em relação aos portos de Santos e Paranágua.

O governo do Paraguai esta investido muito na infraestrutura viário para concretizar este sonho de mais cinco décadas.  A rota tem 575 km dentro do Paraguai dos quais 380 km já esta pavimentada, faltando apenas os 200 kms da Picada 500 entre as localidades de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na divisa com a Argentina. Esses 200 km já foram licitados e os quatro consórcios que ganharam a concorrência devem iniciar os trabalhos ainda este mês de abril.
O governo de Mario Abdo Benitez, o Marito, Presidente do Paraguai, investiu já 440 milhões de dólares para pavimentar o trecho de Carmelo Peralta a Loma Plata, já concluído, mais 354 milhões de dólares para investir nessa malha viária desde Loma Plata a Mariscal Estigarribia, em fase final de conclusão e agora mais 100 milhoes de dólares na construção da ponte sobre o rio Paraguai com recurso da Usina de Itaipú lado paraguaio.

A média de distância entre Porto Murtinho-Carmelo Peralta aos portos chilenos, no Oceano Pacífico é de 2.000 km.

O Presidente do Paraguai, Marito, não cansa de dizer que esta Rota será o “Novo Canal do Panamá”, de ligar os dois oceanos, o Atlantico ao Pacifico.

A conclusão dessa ponte, há décadas em projeto, hoje esta se tornando realidade com vários protagonistas, brasileiros, argentinos, paraguaios e chilenos que realizaram centenas de encontros e foruns de debates até chegar nesta etapa da obra, especialistas em engenharia civil de grande vulto de obras calculam que dentro de dois anos e meio seja concluído todo o trecho, já que no lado Argentino, na região de Mission La Paz, província de Tartagal ainda falta 24 km para pavimentar.

Por ultimo toda essa via internacional concluída, trará progresso para toda a área de abrangência, além de facilitar escoamento da produção dos países envolvidos e também importante frisar que a Rota oferecerá muitas oportunidades de negócios nos setores cultural e turística. Aos poucos vai se tornando realidad,  projetos de muitas cabeças pensantes do “Novo Canal do Panamá”.

Fotos e reportagem:  Toninho Ruiz

 

 

fonte RotaBioceanica.com.br

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