“Nosso maior desafio é produzir mais”, diz ministra Tereza Cristina diante da demanda mundial ávida pelo agro do Brasil

“Nosso desafio é produzir mais, colocar mais gente para produzir, e sempre de maneira sustentável, abastecendo adequadamente o Brasil e todos os nossos clientes”, afirma Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o BTG Pactual AgroForum nesta sexta-feira (12). A ministra falou sobre os estoques globais de alimentos muito ajustados, em níveis jamais vistos, o que exige ainda mais da produção brasileira neste momento.

O atual cenário, que já provoca um sério movimento de inflação dos alimentos desde o final de 2020, traz ao Brasil grandes oportunidades de grandes números por mais um ano entre as exportações o aumento da produção interna, em especial de proteínas animais, onde o consumo também é crescente em todo mundo. Assim, destacou sua preocupação com o excesso de chuvas que, neste momento, além de prejudicar e atrasar a colheita da soja, atrasa também o plantio da safrinha de milho, que hoje é a principal do país.

Cristina citou os recentes números apresentados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em seu último levantamento com uma safra de grãos estimada em 272 milhões de toneladas, 6% maior do que na temporada anterior. E afirma que para que a produção continue apresentando ganhos tão expressivos, as políticas destinadas ao setor continuam a ser amplamente debatidas, como o Plano Safra – que deverá ser divulgados nos próximos meses – também com líderes de outras pastas, em especial o Ministério da Economia e o Banco Central.

A ministra falou ainda sobre a necessidade que o setor precisa de mais e novas linhas de crédito para financiamento, principalmente, na infraestrutura e, mais especificamente ainda, na armazenagem, logística e também implementação de protocolos sanitários e modernização de setores como o de proteínas animais, além da comercialização.

“E isso precisa se dar também no mercado de capitais, na iniciativa privada. Isso está andando, está melhorando, já há um ambiente melhor para os investimentos, mas acho que ainda de forma tímida. Mostramos que a agricultura é rentável e deve atrair os investimentos”, diz a ministra.

O setor ainda sofre com a escassez de recursos, mas cada vez mais, ainda como relata Tereza Cristina, os bancos privados vem acreditando e apostando no agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.