MS tem 1 novo caso, e secretaria aguarda confirmação da 2ª morte por covid-19

Na segunda-feira (6) de retomada gradual e “liberdade vigiada” ao comércio em Campo Grande, o boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) traz apenas 1 novo caso de coronavírus em Mato Grosso do Sul. A paciente é da Capital, tem 40 anos, e está internada.

O secretário Geraldo Rezende antecipa que amanhã os dados oficiais devem confirmar a segunda morte pela doença no Estado. Mulher internada no dia 27 de março, teve teste inconclusivo, pedimos novo exame. Mas todas as evidencias mostram que seria a segunda morte por coronavírus em Mato Grosso do Sul”, disse, relatando que a mulher de 66 anos tem agravantes, como diabetes.

Por enquanto, são 66 testes positivos, seguindo a média de 2 ao dia, que se mantém desde 14 de março, quando o primeiro caso foi registrado no Estado, o que demonstra que a doença ainda está sob controle por aqui.

O Estado começa a semana com 698 notificações, 31 a mais que ontem. Seguem dependendo de resultados os exames de 41 suspeitos. Outras 27 pessoas já tiveram alta Hoje, em 41 municípios há casos em investigação, 16 em Campo Grande.

Dos 33 suspeitos, 14 foram submetidos ao isolamento social e deverão procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Dados da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) apontam que as pessoas foram abordadas nos postos fiscais terrestres e no Aeroporto Internacional de Campo Grande. O Posto Fiscal XV de Novembro, localizado na BR-267, no município de Bataguassu, divisa com São Paulo, realizou 5.158 abordagens. O Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas, abordou 11.421 pessoas; Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo, 1.263 pessoas; Posto Fiscal Ofaié, no Município de Anaurilândia, 1.546 pessoas.

Casos suspeitos de Covid-19

Até o momento, pelo menos 14 pessoas foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde após apresentarem algum tipo de sintoma. A maioria dos casos foi no Aeroporto Internacional de Campo Grande, sendo seis casos registrados. Os demais foram nos postos de Mundo Novo; Chapadão do Sul; Jupiá; Três Lagoas e no Posto Fiscal Foz do Amambai.

Repatriados

Pelo Posto Esdras, em Corumbá, 769 repatriados chegaram vindos da Bolívia. Deste total, 17 pessoas foram identificadas como casos suspeitos de Covid-19. No entanto, todos passaram por infectologistas e todos os casos suspeitos foram descartados. Portanto, a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) informa que não há casos positivos no grupo.

Mesmo assim, todos deverão cumprir a quarentena nas suas respectivas cidades obedecendo os protocolos de segurança. Todos serão acompanhados por técnicos da Anvisa em seus respectivos destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.