MS gera 92% da energia elétrica a partir de fontes renováveis

Mato Grosso do Sul ocupa o 10º lugar na geração distribuída de energia solar – Marcelo Victor/ Correio do Estado

Mato Grosso do Sul gerou 7,236 milhões de quilowatts (kW) de energia elétrica no ano passado. Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 92% (ou 6,659 milhões de kW) de toda a eletricidade gerada no Estado é por meio de fontes renováveis, como hidráulica, solar e por usinas a biomassa.

Atualmente, as duas principais fontes de geração de energia elétrica são as placas fotovoltaicas (solares) e a biomassa. Segundo dados da agência, são 3.030 empreendimentos presentes no Estado voltados para geração de energia elétrica, dos quais 2.935 têm o sol como fonte geradora, 41 geram a partir de biomassa, enquanto 35 utilizam fontes hídricas e outros 19 são usinas térmicas (energia não renovável).

Para a energia solar, foram conferidos 3.567.876,12 kW, e para a biomassa são 2.693.153 kW. Para fontes hídricas foram outorgados 398.780,01 kW. Já a capacidade instalada de geração a partir de todos os tipos de fontes de geração de energia atingiu a marca de 7.236.625,13 kW em fevereiro deste ano.

Para o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk, o crescimento da energia solar, tanto das grandes usinas quanto dos sistemas distribuídos em telhados e pequenos terrenos, fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos.

CORREIO DO ESTADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.