Lula visitará Corumbá para acompanhar queimadas no Pantanal
| Créditos: RICARDO STUCKERT / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Corumbá na próxima quarta-feira (31) para monitorar as queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A visita faz parte das ações do Governo Federal para intervir e controlar os incêndios que têm devastado o bioma pantaneiro.
Durante a visita, Lula também deve anunciar investimentos do Ministério da Educação para o estado de Mato Grosso do Sul.
Nos últimos meses, ministras do governo Lula já estiveram no Pantanal em duas ocasiões. Simone Tebet (Orçamento e Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) visitaram Corumbá, localizada a 420 quilômetros de Campo Grande, para acompanhar de perto a situação das queimadas.
A primeira visita ocorreu em 28 de junho, quando incêndios de grandes proporções afetaram significativamente o bioma. A segunda visita foi em 16 de julho, após o anúncio de R$ 237 milhões para ações de combate aos incêndios.
Novos Incêndios e Tempo Seco
O calor e a seca intensa voltaram a Mato Grosso do Sul, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo um alerta de perigo devido à baixa umidade do ar. O Pantanal é uma das áreas mais afetadas, com a umidade podendo atingir níveis de até 12%.
Atualmente, há dois alertas válidos para quase toda a extensão do estado, com o Pantanal sul-mato-grossense enfrentando as condições mais severas. Apesar da recente passagem de uma frente fria que proporcionou um breve alívio, a elevação das temperaturas e a baixa umidade resultaram em um aumento significativo nos pontos de calor, conforme relatado pela Operação Pantanal em 19 de julho.
Os esforços de combate ao fogo estão concentrados em seis focos de incêndio ativos em diversas regiões do estado.