Justiça manda prender policiais acusados de “plantar” cocaína em caminhonete
Três policiais paraguaios tiveram a prisão decretada pela Justiça a pedido do Ministério Público por terem “plantado” cocaína na caminhonete de um homem com o objetivo de extorquir dinheiro dele. O caso ocorreu em 2019 em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.
A prisão foi decretada pela juíza Sadi Stela López por solicitação da promotora Katia Uemura. Segundo a representante do MP paraguaio, existe risco de fuga dos três policiais, integrantes do Grupo Especial de Operações da Polícia Nacional.
No dia 6 de dezembro de 2019, os suboficiais Nelson Solís Chamorro e Alcides Villa Robles e o oficial Jhony Ariel Giménez prenderam Roni Javier Bazán Bochart durante abordagem no centro da capital de do Departamento de Amambay.
Segundo o site Campo Grande News, na caminhonete dele, os policiais afirmaram terem encontrado papelote de 164 gramas de cocaína. Entretanto, Roni afirmou que não carregava droga e que a cocaína teria sido “plantada” no veículo pelos policiais com a intenção de extorqui-lo.
Através de câmeras de segurança instaladas nas ruas de Pedro Juan, a defesa de Roni conseguiu provar que a lona da caminhonete estava intacta minutos antes da abordagem policial e que logo depois de o veículo ser parado na barreira, a proteção da carroceria apareceu cortada. O buraco teria sido aberto pelos agentes, para introdução do papelote.
Os três policiais foram levados para a 8ª Subcomisaria em Pedro Juan Caballero, onde ficarão por duas semanas em quarentena sanitária e depois serão levados para a penitenciária regional da cidade.
fonte: Conteúdo ms