Isenção do IPVA ao transporte escolar ajuda profissionais que retomam atividades após pandemia

Para apoiar e contribuir com os profissionais do transporte escolar, que foram prejudicados durante a pandemia, o governo do Estado concedeu isenção de IPVA à categoria em 2022. Os trabalhadores descrevem como uma “ótima notícia”, para motivar o retorno das atividades, que já voltaram neste ano.

O diretor-financeiro da Sintems (Sindicato dos Transportadores Escolares de Mato Grosso do Sul), André Vicente Cruz, ressaltou que é um pedido da categoria que foi atendido pelo governador Reinaldo Azambuja. “Fizemos esta solicitação ao governo devido os prejuízos que tivemos ano passado, com perda de quase 100% da renda em função da pandemia. Estamos felizes que a categoria foi contemplada”.

Transporte escolar na Capital

André  contou que os trabalhadores estão retomando as atividades, alguns já neste ano e outros se preparando para volta em 2022. “Esta isenção reduz as contas para o começo do ano que vem, onde temos várias vistorias e encargos que precisam ser pagos, será um alívio nas contas”.

Lauro César Azevedo, que trabalha no setor, descreveu que a isenção é uma “excelente ajuda” para os profissionais que estão retomando as atividades. “Muitos estão voltando devagar, já que durante a pandemia uma boa parte teve que mudar de atividade, por isso é importante este apoio”.

Há 11 anos na profissão, Gilson Cristaldo lembra que janeiro é sempre um mês com muitas contas a pagar, já que o profissional precisa deixar o “carro em ordem” para o início das aulas em fevereiro. “Ficarmos livres do IPVA já é um alento, porque temos vistorias, encargos e inspeções para fazer no começo do ano, esta isenção nos ajuda”.

Retorno das atividades

Governador anuncia redução do imposto (Foto: Chico Ribeiro)

Cristina Aparecida Alves, que trabalha desde 2000 no transporte escolar, está se preparando para retornar as atividades em 2022. “Quando começou a pandemia ficamos sem chão. Tivemos que mudar de atividade para pagar as contas, muitos inclusive tiveram que vender os veículos. Agora já vamos começar com uma conta a menos”, descreveu.

Alex Peixoto também já se organiza para o ano que vem. “Vemos o cenário melhorando e esta isenção trata-se de uma boa notícia para categoria. A expectativa é voltar a atuar no setor em 2022, já tendo este alívio no começo do ano”, ressaltou.

O governador anunciou na última terça-feira (09) a isenção no pagamento do IPVA para veículos com mais de 15 anos de fabricação, 793 ônibus e vans escolares, além de 2.730 automóveis de bares, restaurantes e empresas do segmento turismo. Também reduziu a alíquota de 2% para 1,5% aos caminhões e ônibus, 3,5% para 3% aos carros. Com isto abriu mão de uma arrecadação estimada em R$ 178,5 milhões.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto da Capa: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.