Integração física entre Brasil e Paraguay começa a chamar atenção do setor privado

Quando um homem sonhava integrar a América Latina através de ligação física muitos questionavam, esse homem era o líder venezuelano Simón Bolivar, que entendia que entre os povos tinha que ter essa integração, mesmo com línguas e idiomas diferentes. Ele morreu e não conseguiu unir os povos da América, mas deixou um legado, a intenção da união.

Essa união que se sonhava começa a se tornar realidade na América do Sul através da Rota Bioceânica, essa via que unirá quatro povos diretamente, Brasil, Paraguay, Argentina e Chile. O governo do Paraguay através da sua liderança progressista como Mario Abdo Benitez, o Marito, que assumiu a presidência com 44 anos e com seus cinco anos de mandato construiu mais de quatro mil quilômetros de estradas pavimentadas, transformou a logística do Paraguay como principal atração do setor privado a investir no país vizinho. Com pensamento progressista transformou o projeto sonhado há cinco décadas em realidade que é a Rota Bioceânica.

Essa rota passa dentro do Paraguay 575 km dos quais nada era pavimentada, investiu 440 milhões de dólares para asfaltar 280 km entre as cidades de Carmelo Peralta-alto Paraguay a Loma Plata-Boquerón e mais tantos dólares para duplicar a transchaco até Infante Rivarola e agora vai iniciar a obra de pavimentação do trecho Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, divisa com Argentina, no valor de 354 milhões de dólares para pavimentar 220 km.

A rota já esta asfaltada no norte da Argentina e Chile, agora para concretizar o sonho de Bolívar está em andamento a obra da construção da ponte sobre o rio Paraguay para ligar o Brasil através de Porto Murtinho com Carmelo Peralta, Paraguay. A obra tem um custo inicia de 100 milhões de dólares que está sendo financiada pela Usina Itaipú do lado paraguaio. A nossa reportagem visitou nesta quinta-feira 18, o local da obra e constatamos o avanço significativo do investimento, nas duas margens a obra está intensa com cerca de 500 trabalhadores lidando com armação de ferros, concretos, perfurações, construção de pilares que vão sustentar a ponte estaiada que compreende que será suspensa com suporte de cabos de aço, calculamos que está  com cerca de 20% o avanço da construção.

A construção está a cargo do PYBRA – compostas pelas empresas a paraguaia Tecnoedil Ltda, as brasileiras Cidades Ltda e Paulitec S/A, essas empresas são fiscalizadas pela paraguaia Prointec.

A construção está sob a responsabilidade do Ministério de Obras Públicas e Comumicação Social MOPC, cujo titular é o engenheiro Civil Rodolfo Segovia. A previsão de entrega da ponte inicio de 2025. Com a construção da ponte concretizada parte do sonho de Bolivar se tornará realidade, que é os povos unidos.

 

Por: Toninho Ruiz

rotabioceanica.com.br

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