FFMS recua e aceita proposta dos clubes para definição da terceira vaga

Time do Náutico entrando na briga por vaga na próxima fase (foto-Luciano Maca)

Depois de informar que haveria uma partida “extra” entre os dois times perdedores da semifinal para decidir quem subia na terceira vaga aberta, a entidade foi vencida pelos dirigentes dos clubes. No último domingo, no microfone da Rádio EsporteMS, o presidente da Portuguesa, Gilmar Mazinho, declarou que essa primeira decisão da FFMS não se sustentaria. E foi o que realmente aconteceu.

Na semana passada, o diretor de competições Marcos Tavares, informou, via assessoria do agendamento da reunião para formalizar a decisão. “Vamos convocar os clubes e tomarmos uma decisão conjunta. A intenção é que essa vaga seja disputada também em campo, sem necessidade de indicação. Neste momento, a proposta mais viável é a disputa entre os dois times derrotados na fase semifinal”, explica.

Mas, o que foi decidido mesmo foi a classificação em campo das fases jogadas e a colocação de terceiro, e, até uma quarta vaga sendo a finalizada com as pontuações.

Hoje, foi publicada em nota a decisão dos clubes e FFMS teve que aceitar mesmo.

LEIA A ÍNTEGRA

A Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense está na reta final da primeira fase, mas os quatro times que disputam a fase semifinal já estão definidos. A competição, que inicialmente garantiria acesso aos dois finalistas, ganhou uma terceira vaga na Série A com o pedido de afastamento da SER Chapadão, protocolado na semana passada. Agora, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), junto com os clubes que disputam o acesso, optaram pelo critério técnico para a indicação dessa terceira equipe que sobe para primeira divisão.

De acordo com Marcos Tavares, vice-presidente da entidade e coordenador de competições, além dos dois finalistas, sobe para a Série A o time que obtiver a melhor campanha na fase semifinal entre os eliminados, seguindo os critérios de desempate que já constam no regulamento do campeonato.

“Se houver igualdade de pontos entre os eliminados na semifinal, aplica-se os critérios de desempate já previstos para essa fase. Ou seja, número de vitórias, saldo de gols e, em terceiro, número de gols marcados”. Segundo o dirigente, a campanha na primeira fase também pode ser um fator de desempate. “Não havendo definição depois desses três critérios, a vaga de acesso será do clube com maior aproveitamento, considerando toda a competição”, completa Tavares.

Semi quase definida

A primeira fase da Série B Estadual termina no próximo domingo (26), mas os quatro classificados para a fase semifinal já estão definidos. Com os resultados da rodada do fim de semana, a AA Portuguesa retoma a liderança com dez pontos e o Corumbaense FC, com a mesma pontuação, está em segundo. Náutico FC e EC Águia Negra, ambos com nove pontos e nesta ordem, completam o G4.

A colocação final e, consequentemente, os confrontos da semifinal, será decidida nas partidas da última rodada, com todos os jogos às 15h. No Estádio Madrugadão, jogam Misto EC e Corumbaense; no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, Águia Negra e Náutico se enfrentam em disputa direta por posição; no Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia, a Portuguesa defende a liderança contra o União ABC.

 

EsporteMs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.