Dinheiro para preservar a bacia do Rio Paraná chega às Prefeituras em dezembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (26), o prefeito de Antonio João e 1º vice-presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Marcelo Pé (sem partido), declarou que mais de 30 municípios do estado irão receber o repasse de R$70 milhões, pagos pela Itaipu Binacional, articulado pelo deputado Federal Vander Loubet (PT) e destinados à obras e investimentos no meio ambiente.

A iniciativa segue o exemplo de outras usinas, como a Companhia Energética de São Paulo (Cesp). O prefeito destacou que o dinheiro será dividido entre os municípios, resultando em média R$2 milhões de reais. A ideia é ajudar as prefeituras a cuidarem dos rios, córregos e riachos, todos afluentes da bacia do Rio Paraná (Paranazão), visando combater o assoreamento do mesmo.

“Tem um estudo que diz que se não preservarmos o Lago de Itaipu Binacional, em 150 anos vai acabar, devido ao assoreamento dos afluentes do Rio Paraná, dos dois lados, do MS e do estado do Paraná. Por isso, o dinheiro é para as prefeituras cuidarem da preservação das cabeceiras e mananciais de água”, concluiu o prefeito.

A previsão é de que o dinheiro chegue aos municípios até o dia 10 de dezembro.

Assista a entrevista na íntegra

 

 

horanoticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.