Delegações do Paraguai e do Brasil acompanham o andamento da ponte Bioceânica
Esta semana, a Comissão Mista formada por delegações do Paraguai e do Brasil acompanhou e trocou informações sobre as obras da ponte Bioceânica que ligará os municípios de Carmelo Peralta, no departamento do Alto Paraguai, e Porto Murtinho, no estado de Mato Grosso do Sul.
Este projeto apresenta atualmente um progresso aproximado de 50%. Da mesma forma, ambas as delegações informaram sobre as obras complementares de acesso às cabeceiras dos lados paraguaio e brasileiro e às áreas destinadas ao controle fronteiriço, de imigração e aduaneiro, entre outras.
A delegação paraguaia apresentou as previsões de andamento e conclusão em território paraguaio da pavimentação do Corredor Bioceânico com um total de 530,8 km. Ambos os países concordaram em cooperar para garantir que todas as obras necessárias avancem de forma síncrona para viabilizar os grandes investimentos exigidos pelo projeto que ligará os portos dos oceanos Atlântico e Pacífico.
Da mesma forma, ficou acordado estudar, com a maior brevidade possível, a assinatura de um instrumento que facilite a entrada em território brasileiro de trabalhadores e bens destinados à construção da obra, e enviar o documento resultante aos seus respectivos congressos nacionais para aprovação imediata.
A delegação paraguaia foi integrada por representantes dos ministérios das Relações Exteriores e das Obras Públicas e Comunicações; da Direção Nacional de Receitas Tributárias e da Itaipú Binacional (margem direita). Por sua vez, a delegação brasileira foi integrada por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Fazenda, da Receita Federal, da Polícia Federal e demais membros da Comissão Mista.
Fonte: Mopc-PY