Citando Ponte Bioceânica, Presidente Peña destaca a importância do livre comércio e da navegação nas águas

Nesta terça-feira, durante sua conferência perante a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), o Presidente da República, Santiago Peña, destacou a importância do livre comércio e da navegação aquática, especialmente para o nosso país devido à limitação geográfica que tem devido a falta de costa marítima.

Acrescentou que a livre navegação está consagrada em nossa Constituição como um dos princípios norteadores das relações internacionais da República do Paraguai. “Para os países em desenvolvimento, o comércio externo é fundamental como gerador de emprego e prosperidade, razão pela qual consideramos inaceitáveis ​​as medidas protecionistas, incluindo barreiras tarifárias e não tarifárias, que estão a ser aplicadas em muitos países”, afirmou.

Considerou que o comércio livre com regras transparentes, justas e previsíveis não deve ser objecto de ambivalência, nem estar subordinado a interesses geopolíticos mesquinhos, que levantam barreiras cada vez que são ameaçados por países que, respeitando e adaptando-se às regras do mercado internacional , competir legitimamente.

“Estamos orgulhosos de que o Paraguai seja um dos países mais abertos ao comércio. Para nós não é uma simples retórica, é uma convicção”, afirmou.

Disse também que o Paraguai é um país comprometido que trabalha para uma economia verde, sustentável e limpa. “As alterações climáticas representam um grande desafio para o planeta e devemos tomar medidas rigorosas e equilibradas para evitar os efeitos nocivos que representam para o futuro dos nossos filhos. A preocupação real e comum que temos com o meio ambiente não deve ser obscurecida por medidas cujo objetivo seja diferente daquele da sua proteção, transformando-se, pelo contrário, em restrições comerciais que constituem obstáculos injustos e discriminatórios que geram descontentamento e incerteza nos países em desenvolvimento.” , ele enfatizou.

Nesse sentido, mencionou que o Paraguai se destaca como o maior produtor per capita de energia limpa do mundo, totalmente renovável e livre de emissões produzidas pelas hidrelétricas de Itaipú, Yacyretá e Acaray, suprindo nossas necessidades internas e de nossos vizinhos.

Noutra parte da sua intervenção, referiu que o objectivo do seu Governo é promover a produção de hidrogênio verde e transformar o país num “hub logístico de produção em grande escala a preços competitivos”, além de promover a integração regional com obras como o Corredor Bioceânico, que posicionará o país como Centro de Integração Sul-Americana.

“As obras de infraestrutura em andamento como a Ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta e Porto Murtinho, os corredores ferroviários que estão planejados, somados à construção de terminais portuários e eclusas, constituem suporte às cadeias de valor logístico que nos permitirão um lugar estratégico no mapa do comércio internacional, da nossa região para o mundo”, enfatizou o presidente, entre outras coisas.

Lembremos que o presidente Peña iniciou ontem, segunda-feira, uma visita de três dias ao Chile, onde mantém uma agenda de reuniões com empresários e investidores, principalmente.

A delegação está integrada pela Ministra de Obras Públicas, Eng. Claudia Centurión, pela Chefe de Gabinete, Lea Giménez, pelo assessor jurídico Roberto Moreno, pelo Chanceler Rubén Ramírez, pelo Ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, pelo diretor de Impostos Receita, Óscar Orué e o presidente da Câmara dos Deputados, Raúl Latorre.

 

 

Fonte: MOPC-PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.