Campeonato Brasileiro Interclubes de vôlei de praia 2023: desenvolvimento da modalidade e oportunidades para novos talentos

Campeonato Brasileiro Interclubes de vôlei de praia 2023: desenvolvimento da modalidade e oportunidades para novos talentos
Evandro e Arthur Lanci acompanharam as jovens duplas da 1ª etapa do CBI (Créditos: Divulgação/CBV)

Está aberta a temporada 2023 do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de vôlei de praia. Oportunidade de crescimento e visibilidade para os novos talentos da modalidade que já garantiu ao Brasil 13 medalhas olímpicas. A competição é dividida em três categorias: sub-17, sub-19 e sub-21, cada uma com duas etapas – as sete melhores duplas da primeira fase e um representante do clube anfitrião participam da disputa decisiva. O Aest, na cidade de Serra (ES) recebe, a partir desta sexta-feira (30/6), a abertura do sub-19.

A competição masculina reúne Associação Maringaense (PR), Campestre (PB), Desportivo (RN), CT AVP (SP), Aest (ES), Praia Clube (MG), BNB Fortaleza (CE), NCT Vôlei de praia (DF), Sada (MG), Centro Olímpico (SP) e Instituto Evokar (RJ). No feminino, brigam pela classificação à segunda fase Mackenzie (MG), Campestre (PB), Aest (ES), Duque de Caxias (PR), Tijuca (RJ), BNB C. Fortaleza (CE), Praia Clube (MG), Associação Maringaese (PR), Sada (MG), Instituto Evokar (RJ), Associação Duovizinhense (PR), Centro Olímpico (SP), ESC. de Vôlei de Praia (SC), Clube dos Funcionários (RJ), CT AVP (SP), Botafogo (RJ), Aest (ES), BNB Fortaleza (CE) e Sada (MG).

O CBI é realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em parceria com o Comitê Brasileiro de Cubes (CBC). “O CBI estimula que os clubes brasileiros tenham áreas para a prática do vôlei de praia, o que auxilia no crescimento e na divulgação da modalidade. Para os clubes, ter atletas na competição gera visibilidade e engajamento. Com a competição, a CBV proporciona mais experiências para jovens atletas, muitos ainda em formação. Viver a pressão dos jogos decisivos e o dia a dia dos torneios é muito importante para esses jovens. Também utilizamos o torneio como oportunidade de observação desses novos talentos para futuras convocações”, explica Guilherme Marques, gerente de Vôlei de Praia da CBV.

Atleta olímpico e com dois títulos do Circuito Brasileiro no currículo, Evandro e seu parceiro Arthur Lanci acompanharam os primeiros jogos da temporada 2023 do CBI. Atualmente brigando por uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a dupla é inspiração para os jovens que dão os primeiros passos na modalidade nas quadras de areia da Aest.

CBI sub-17

Primeira etapa –  21/7 a 23/7 – Duque de Caxias – Curitiba (PR)

Segunda etapa – 7/10 a 8/10 – Aest – Serra (ES)

CBI sub-19

Primeira etapa – 30/6 a 2/7 – Aest – Serra (ES)

Segunda etapa – 18/11 a 19/11 – Campestre, em Campina Grande (PB)

CBI sub-21

Primeira etapa – 18/8 a 20/8 – Aest – Serra (ES)

Segunda etapa – 25/11 a 26/11 – Praia Clube – Uberlândia (MG)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiroE 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.