ASSENTAMETO EL DORADO PODE SER TRANSFORMADO EM UM DOS MAIORES PRODUTORES DE PEIXE DO ESTADO

É preciso mudar urgentemente o conceito que se tem sobre os assentados, que outrora viviam na beira de estrada em barraco de lona  a espera de um pedaço de terra para poder sobreviver. A começar pela mudança do nome, ou da nomenclatura que se deu “Assentamento”, hoje esse mesmo cidadão , que conseguiu um quinhão de terra, são micro produtores, que produzem nas suas terra  o básico para sua subsistência, alguns são pequenos pecuarista , tendo algumas cabeças de vaca leiteira de onde tira o sustento de sua família, apesar da dificuldade em comercializar o seu produtos bem como os derivados, pois são de pequena escala, e sempre tem que vender aos atravessadores que normalmente pagam o preço injusto, e não é somente essas suas necessidades e dificuldades, não tem uma escola profissionalizante para evitar o Êxodo dos jovens a procura de um ensino profissionalizante, falta médicos, remédios, enfim uma seria de dificuldades.

Diretor do tribuna do.pantanal.Aristides Cordeiro explicando aos assentados o projeto de criação de tilápia
Diretor do tribuna do.pantanal, Aristides Cordeiro explicando aos assentados o projeto de criação de tilápia

Os lotes variam de um local a outro mas,  em media medem cerca de 09 Hectares no mínimo, ai vem uma outra preocupação dos assentados e de se transformar novamente a área numa grande fazenda, devido a grande invasão de latifundiários, que estão arrendando varias areas e transformando-se em grande plantação de soja. Apesar de ser proibido por lei, o arrendamento das terras, mas que o assentado se vê obrigado a fazer e contra sua própria vontade , mas esta abandonado a própria sorte, as autoridades competentes em fomentar uma politica de assistencialismo, dando apoio para que o assentado consiga produzir e comercializar suas produções com preço justo.

Alguns assentados estão iniciando a construção de tanques para criação de peixes
Alguns assentados estão iniciando a construção de tanques para criação de peixes

Baseado na politica  de incentivo por parte do governo estadual, na produção de peixes, a equipe do Tribuna do Pantanal, a convite do líder comunitário “DINHO”, que reside no assentamento desde sua criação, percorremos diverso lugares lugares, onde os assentados já estão em franco desenvolvimento para a criação de peixes, construindo diversos tanques, artesanalmente face a dificuldade  financeira ate mesmo por falta de um acompanhamento técnico por parte da Empaer , que poderia estar fomentando essa nova face dos assentados mudando o perfil econômico da região, saindo um pouco da agropecuária, mudando para a psicultura m, que é um ramo altamente rentável de fácil manejo e de resultado a curto prazo.

Mas o assentado ainda tem o temor  em produzir e depois não ter a quem vender. E para evitar esse problema, um grupo de assentados liderado por “Dinho e Evangelino, popularmente conhecido por Burcão que vive no assentamento a mais de 14 anos, já estão se mobilizando para a criação de uma cooperativa, que ira dar todo o apoio e suporte aos cooperados, fornecendo todos os materiais necessário a preço de custo, além de comprar toda a produção dos pescados, e quem sabe num futuro bem próximo ate se montar um mini frigorifico, pois ja existe um pré-acordo com grandes compradores do mercado europeu, que vão comprar toda a produção, além do interesse em investir no estado e principalmente no assentamento El Dorado, devido a sua localização geográfica, pois fica apenas a 360 km  de Porto Murtinho, onde  já esta operando dois porto para exportação e importação, além da previsão de inauguração da ponte internacional ate meados de 2022 integrando a rota bioceanica ligando o centro oeste com os oceanos Atlantico e Pacifico. Os assentados estão buscando parceiros investidores , pois possuem a área, para construção dos tanques,  mas falta a estrutura financeira.

E quantos outros já estão em franco desenvolvimento na criação de peixes .
E quantos outros já estão em franco desenvolvimento na criação de peixes .

JÁ ABASTECEMOS O MUNDO COM VARIOS PRODUTOS BREVEMENTE VAMOS ABASTECER O MUNDO COM AGUA POTÁVEL.

O Brasil e principalmente a região Centro Oeste,  já abastece o mundo, com graõs, ovinos, suinos, frangos, bovinos, brevemente o mundo  terá carência de agua potável , o MS sera um dos  maiores exportadores do precisioso liquido , assim como foi  os Árabes na exportação de petróleo. Pois em nosso território passa o Arquifero Gurani que seu manancial incalculável  produz agua potável para abastecer o mundo  por longas décadas. “Sem petróleo o ser humano vive mas sem agua ninguém vive “

Informações detalhadas sobre o Projeto você pode obter através do telefone 67 98431 9483.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.