A CHAVE DA MUDANÇA … (Meditações)
“ O primeiro passo para a chave da mudança é morrer para a velha natureza humana; o segundo passo é apropriar-se da natureza de Cristo “ Arão & Elzi
O que mais acontece na vida de um ser humano são mudanças. Mudanças de fases, mudanças sociais, no trabalho e até mudanças comportamentais. Muitas dessas mudanças não acontecem automaticamente, precisará de uma virada de chave.
A pérola dessa reflexão tratará de outro tipo de mudanças que muda toda uma história de vida: mudança da natureza interior. Entender como se processa essa mudança só é possível à luz da Palavra de Deus. O que levará a uma experiência única, intransferível e definitiva; uma confissão de fé na pessoa de Jesus Cristo.
A chave da mudança é como dividir a história ao meio, o antes e o depois: um divisor da própria vida, uma ruptura com o passado. É o que a Bíblia afirma: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:22-24. É como se pegasse a chave de um outro guarda roupa, com outras roupas, outras formas de pensar e de viver.
A chave da mudança não funciona mais para abrir os arquivos da velha natureza. A Bíblia define essa mudança como morrer para velha natureza. Viver uma nova declaração de convição de fé: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” Gl. 2:20. Passei por essa chave de mudança aos onze anos de idade e já se passaram mais de seis décadas. Ainda continuo no processo de maturidade cristã.
A chave da mudança nos coloca numa nova jornada de levar a vida. A Bíblia chama de processo de santificação: começa no momento da virada de chave da conversão; só se encerrará quando a porta se fechará para essa vida; outra chave se abrirá para eternidade. Santificação nos coloca em movimento, em ação para a prática de boas obras e de uma plena comunhão com o Senhor. A santificação é consolidar a fé e frutificar.
Viver a natureza de Cristo deve ser o normal de cada crente. A recompensa desfrutarmos das promessas e de um pouco do céu aqui na terra. Quem vive essa mudança de vida e experimenta a provisão divina não terá saudades da velha natureza: ”Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” Ef. 5:8-10. Você tem desfrutado dessa vida abundante? Você tem saudades da velha vida?
Pérolas para a vida….
“¹Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” 2 Pedro 1:10,11
http://araoeelzi.blogspot.com/2024/02/a-chave-da-mudanca.html?m=1