Transpondo fronteiras com segurança: progresso na ponte Bioceânica ultrapassa 54%

Na construção da ponte internacional que liga Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil), com avanço de 54,70%, a segurança é a preocupação máxima. Cada jornada de trabalho começa com os Diálogos Diários de Segurança (DDS), coordenados pela Divisão de Segurança Industrial, em estreita colaboração com o Consórcio Binacional PYBRA, responsável pela obra.

Estes diálogos não são simplesmente uma formalidade; São essenciais para mitigar qualquer risco inerente às atividades realizadas no local. Além de abordar aspectos cruciais de segurança, servem como um espaço vital para a troca de ideias e consultas sobre o sistema de trabalho diário.

O andamento da construção da nova ponte internacional do lado paraguaio se reflete especificamente nas obras que estão sendo realizadas no Pilar nº 13 para avançar no segundo trecho do tabuleiro até a subida nº 11; enquanto no lado brasileiro estão sendo concluídas as últimas estacas do vão retido com seus respectivos cabeçalhos, às quais se soma a preparação dos cimbres e fôrmas para o contraventamento do tabuleiro em P14.

Unindo dois oceanos

Ao facilitar o trânsito fronteiriço e agilizar os processos aduaneiros, a Ponte Bioceânica promoverá uma logística mais eficiente e uma maior competitividade econômica em toda a região sul do continente. Esta ligação entre dois oceanos através do Chaco Paraguaio, o Atlântico e o Pacífico, enfatiza ainda mais a importância estratégica deste futuro ponto de passagem fronteiriço.

Esta obra é a terceira ligação mais importante com o Brasil, ao lado da Ponte da Amizade e da Ponte da Integração, recentemente concluída. Neste caso terá uma impressionante extensão de 1.294 metros, composta por três trechos: dois viadutos de acesso em cada extremidade do Rio Paraguai e um trecho estaiado de 632 metros, com trecho central de 350 metros.

A obra, dirigida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), está sendo financiada pela Itaipú Binacional, marcando um marco na cooperação regional e no desenvolvimento de infraestrutura.

 

Fonte: Mopc-PY

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