Matinê de Carnaval na esplanada ferroviária reuniu cerca de 4 mil pessoas
Matinê do carnaval na esplanada ferroviária reuniu cerca de 4 mil pessoas durante a apresentação do bloco Cordão Valu – Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado
Na programação da Prefeitura de Campo Grande, quem abriu o final de semana de carnaval foi o tradicional bloco Cordão Valu, que ao som de ritmos de marchinhas de carnaval levou os foliões em cortejo pelas ruas do centro da cidade.
Nesta tarde de sábado o movimento na esplanada estava bem tranquilo, equipes da Policia Militar fizeram rondas em torno do espaço reservado para o Carnaval, e os foliões se “aqueciam” para o inicio do Carnaval que vai seguir hoje até as 23h no local.
No entorno da esplanada ferroviária esta acontecendo o comercio de comidas e bebidas, serarados por barracas.
De acordo com o Cordão Valu, atrações musicais serão apresentadas na esplanada anoite com o Edir Valu, Marta Cel, Pretah e o compositor do Frevo do Cordão Valu, Vinil Moraes.
Conforme informações da Policia Militar e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), no período noturno é esperado cerca de 20 mil pessoas no carnaval da esplanada.
Juntos dos seus amigos, o Engenheiro Agrônomo Lucas Pequim, 24 anos, contou ao Correio do Estado que curte o carnaval na esplanada ferroviária a quatro anos, e acredita que espaço durante esta época já se tornou tradiconal para o carnaval da cidade.
“A gente sempre vem aqui, porque a festa é garantida, é muito bom curtir aqui e prestigiar este carnaval, é uma distração boa no final de semana”, disse.
Luiz Henrique de 26 anos, também é folião frequente da esplanada durante o carnaval, e há cinco anos ele vai ao centro da cidade, para curtir o bloco do Cordão Valu, e as demais apresentações que acontecem durante o final de semana.
“Eu gosto do carnaval porque têm a galera feliz, curtindo, a gente tem um feriado só para curtir e dançar, então porque não fazer isso?. Venho todos os anos com os meu amigos, porque é melhor né?, com as pessoas que conhecemos vale muito mais apena”, declarou.
REGRAS NA ESPLANADA
Segundo a Policia Militar de Campo Grande, os foliões durante o carnaval podem comparecer na programação de blocos na esplanada ferroviária com Coolers, Gelo em cubo ou raspado, e bebida em copo de plástico.
Não será permita a entrada de garrafa de vidro, gelo em barra, copo de vidro, e objetos pontiagudos.
A segurança do evento está sendo feita por segurança privada, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar. Cerca de 651 PMs trabalham fazendo a segurança no local.
Segundo a Guarda Municipal (GCM) a segurança nos pontos de acesso da área que comporta os blocos no carnaval na Esplanada Ferroviária é feita pela GCM, e a segurança interna está sendo realizada pela Polícia Militar.
PROGRAMAÇÃO
Blocos de Rua:
11 de fevereiro (domingo)
Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 23h.
12 de fevereiro (segunda-feira)
Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 23h.
Ipa lelê – Éden Beer, das 16h às 23h.
13 de fevereiro (terça-feira)
Cordão Valu – Esplanada Ferroviária, das 15h às 23h.
17 de fevereiro (sábado)
Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária, das 16h às 23h
Eita! – Rua General Melo, das 14h às 23h.
Desfile das Escolas de Samba
Na segunda (12) e terça-feira (13), a Praça do Papa se transforma em sambódromo e recebe o desfile das escolas de samba da capital, promovido pela Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca) com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
A Escola de Samba Mirim Herdeiros do Samba, que não participa da competição, abre as festividades na segunda. Em seguida, apresentam-se GRES Cinderela Tradição do José Abrão, GRES Unidos da Vila Carvalho e GRES Catedráticos do Samba.
Na terça-feira, a Corte de Momo composta por rei, rainha e princesa do Carnaval fazem a abertura do desfile. Na sequência, desfilam GRES Deixa Falar, GRES Igrejinha e GRES Unidos do Bairro Cruzeiro.
O Enterro dos Ossos, no sábado (17), também tem folia garantida. A Praça Ary Coelho recebe o Bonde das Sereias, os Forrozeiros MS ocupam a Esplanada Ferroviária e o Bloco Eita! reúne seus foliões no Monumento da Maria Fumaça.
correio do estado