Hotel Gaspar fecha as portas em Campo Grande, após 66 anos
Há menos de três meses a dona cogitou e o que era inevitável aconteceu. O Hotel Gaspar, o mais antigo em funcionamento em Campo Grande fechará as portas na próxima segunda-feira, 15 de junho.
Na Avenida Calógeras esquina com Mato Grosso, o hotel funcionou por 66 anos, sem parar. Os donos, que tive o prazer de conhecer há alguns anos, seguraram as pontas até agora.
Na lista de hóspedes não há espaço para novas reservas. O hotel só vai receber dois clientes que haviam reservado estadia até o próximo domingo. Moradores que há anos viviam como mensalistas também já saíram, só dois que ainda estão se organizado, conforme reportagem do Campo Grande News.
A história do Hotel Gaspar começou em 26 de agosto de 1954, data da inauguração, quando abriu as portas como o primeiro hotel a ter elevador na cidade, que permanece intacto no empreendimento. A cerimônia com a presença de Nossa Senhora de Fátima que, o avô português, Antônio Gaspar, fundador do hotel, trouxe de Portugal marcou a cidade.
De lá pra cá muitas histórias de um hotel que se tornou o “pai dos viajantes”, é também considerado por abrigar a 1ª rodoviária de Campo Grande, já que antes da construção do terminal era ali que os ônibus paravam e os bilhetes eram comprados.
Já hospedou políticos e famosos, carrega nas costas a lenda de que hospedou até Che Guevara, foi palco para eventos importantes, casamentos e marcou a história até do cantor Michel Teló, isso porque o pai do cantor, Aldoir Pedro Teló, chegou a comandar o hotel durante um período em que arrendou o estabelecimento. Foi na sacada do quarto andar, por exemplo, que Michel Teló aprendeu a tocar acordeom.