Opiniões fortes como a sua

Olá, tudo bem?

A área de opinião de um site de notícias tem um papel parecido com as praças de antigamente. É onde as informações chegam e são dimensionadas, analisadas, criticadas ou elogiadas. Como ocorre com qualquer opinião, é natural que você discorde de muita coisa que comentaristas escrevem. Mas não imagino uma boa interação com a notícia sem opinião.

A Gazeta do Povo se orgulha de ter construído uma área com vários colunistas influentes. Chamamos esse conjunto de Vozes na Gazeta porque acreditamos que cada um de nossos colaboradores tem a liberdade de fazer ser ouvida sua voz própria.

Além do Vozes, a Gazeta prima por publicar diariamente seu editorial, que também está disponível em áudio para nossos leitores. O jornal opina sobre os temas mais importantes do momento com equilíbrio e seguindo uma linha de convicções rigorosa, na tradição das melhores publicações do mundo.

A manutenção dessa área de debates só é possível graças a assinantes como você, que contribuem pela manutenção do nosso site.

Por que valorizar a publicação de textos de opinião?

Acredito que eles sejam a ponta mais vulnerável quando se trata de liberdade de expressão. A interpretação sobre os acontecimentos muitas vezes incomoda governos, gera pressão sobre quem detém o poder e incomoda quem pensa diferente.

Ter contato com pessoas capazes de oferecer uma análise ou opinião baseada em fatos nos obriga a pensar de forma mais profunda sobre a realidade. Em algumas ocasiões, é do debate que aparecem razões para reafirmarmos nossas ideias. Em outros casos, ele nos obriga a mudar de ideia, ou a pelo menos carregar humildemente uma dúvida sobre o que acreditamos ser melhor.

Quer conhecer nosso time de colunistas?
Veja o currículo de alguns deles:

Rodrigo Constantino
É economista e trabalhou por diversos anos no mercado financeiro. Autor de vários livros, entre eles o best-seller Esquerda Caviar, Constantino é também presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Liberal. Atualmente, é um dos principais analistas econômicos de viés liberal do Brasil.
Visitar página
Alexandre Garcia
É um dos principais jornalistas de política do Brasil, com a experiência de mais de 30 anos como um dos principais comentaristas da Rede Globo. Publica análises diariamente na Gazeta.
Visitar página
Camila Farani
Empresária e investidora-anjo, Camila também ficou conhecida pela participação no programa Shark Tank Brasil. Ela escreve sobre empreendedorismo e transformação digital semanalmente na Gazeta.
Visitar página
Guilherme Fiuza
É jornalista e escritor, autor de livros como Meu Nome não é Johnny e 3.000 Dias no Bunker, sobre a formulação do Plano Real. Tornou-se um dos articulistas de política mais afiados do Brasil e está na Gazeta desde 2017.
Visitar página
J. R. Guzzo
Um dos jornalistas mais experientes do Brasil, J.R. Guzzo foi parte da equipe fundadora da revista Veja, da qual foi diretor de redação durante 15 anos a partir de 1976. Nos últimos anos trabalhou como colunista em Veja e Exame.
Visitar página
Filipe Figueiredo
Faz parte do nosso time de colunistas há três anos. Ele é graduado em história pela USP, professor de política internacional, roteirista do canal Nerdologia e criador dos podcasts Xadrez Verbal e Fronteiras Invisíveis do Futebol, sobre política internacional e história.
Visitar página
Flavio Gordon
É doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) e autor do best-seller A Corrupção da Inteligência: intelectuais e poder no Brasil.
Visitar página
No total, são mais de 30 articulistas que escrevem com frequência na Gazeta. Tenho certeza de que você encontrará boas leituras nessa lista.

Atenciosamente,

Guido Orgis, editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.