MS apresenta queda em 4 pilares do Ranking de Competitividade dos Estados

Em 2022, Mato Grosso do Sul está ocupando o 7º lugar do Ranking de Competitividade dos Estados, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Seall, uma startup de gestão estratégica de impacto socioambiental e econômico.

Conforme o levantamento, é o segundo ano de queda do Estado, que, em 2020, ocupava o 5º lugar do ranking.

Os dados indicam que a queda de uma posição, em relação a 2021, é resultado de uma piora de desempenho em quatro dos dez pilares do levantamento: Potencial de Mercado (-6), Segurança Pública (-6), Inovação (-1) e Educação (-1).

Percebe-se que, as principais quedas foram em Potencial de Mercado e Segurança Pública, com 6 pontos a menos.

Segundo o gerente de Relações Governamentais e Competitividade no CLP, Lucas Cepeda, “é importante a atenção para o padrão de queda, pois Mato Grosso do Sul caiu duas posições no ranking”, disse.

O gerente explica que o ranking possui como objetivos mostrar para a população uma avaliação da gestão pública; potencializar e atrair investimentos para os estados; bem como destacar os reais desafios do estado, dando luz a políticas públicas e possíveis estratégias de solução.

Conforme destacado na própria pesquisa, o ranking promove a competição saudável e faz com que Estados e Municípios busquem melhorar seus serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem social e economicamente.

Mesmo com alguns pilares levando o Estado a uma queda, há outros pilares que apresentaram alguma melhora, são eles: Eficiência da Máquina Pública (+2), Capital Humano (+2) e Solidez Fiscal (+1).

Saiba

Em relação aos indicadores, Mato Grosso do Sul está na vice-liderança em perda de água e empreendimento inovadores.

Além disso, está na terceira colocação em segurança patrimonial, famílias abaixo da linha da pobreza e obesidade na infância.

Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul (7º) está na frente de Goiás (9º) e atrás de Distrito Federal (4º) e Mato Grosso (5º).

Pesquisa

Na décima primeira edição consecutiva do Ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 86 indicadores.

Esses indicadores foram distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros:

  • Infraestrutura,
  • Sustentabilidade Social,
  • Segurança Pública,
  • Educação,
  • Solidez Fiscal,
  • Eficiência da Máquina Pública,
  • Capital Humano,
  • Sustentabilidade Ambiental,
  • Potencial de Mercado,
  • Inovação.

CORREIO DO ESTADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.