MEC participa de missão na França sobre educação midiática

O país francês é referência mundial na área. Brasil e França fecharão acordo de cooperação para formação de professores e educadores brasileiros.

O Ministério da Educação (MEC) participou nesta semana, de 22 a 26 de janeiro, em Paris, na França, de um programa de visita de estudo para tratar de educação midiática e informação, tema no qual a França é referência mundial. O MEC é representado, na delegação brasileira, pela diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Anita Gea Martinez Stefani.

A visita faz parte da retomada da parceria entre os governos brasileiro e francês para a cooperação educativa.

O programa de visita foi organizado pelo Centre de liaison de l’enseignement et des médias d’information (Clemi), que existe há 40 anos e é responsável pela educação midiática e informacional no sistema educacional francês. Criado em 1983, o órgão tem a missão de formar professores para um melhor conhecimento do sistema de comunicação social e para desenvolver competências de cidadania nas crianças. Assim, fornece ferramentas e promove o seu pensamento crítico sobre os meios de comunicação e a informação.

Na viagem, a delegação brasileira conheceu esse sistema com foco nas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e na formação para a cidadania; uma escola ativa em educação midiática; e como funciona a “Semana da Imprensa na Escola”, que já está na sua 35ª edição.

A equipe brasileira conheceu ainda, o funcionamento do Clemi e participou de diálogos em torno dos desafios da educação midiática e informacional (EMI) no Brasil e na França. Foram apresentadas as ações de cooperações internacionais em EMI e da organização da EMI na França, bem como recursos nacionais em EMI. Além disso, a agenda incluiu reuniões na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a fim de tratar de tecnologia e educação.

Após a participação no programa de visita, deverá ser desenvolvido um projeto de cooperação financiado pelo Brasil e pela França por dois anos (2024-2026), com o objetivo de promover a formação dos professores e educadores brasileiros.

A expectativa é que o acordo de cooperação seja assinado em março, durante a visita do Presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil. 

A parceria pretende compartilhar boas práticas a serviço dos alunos, a produção de recursos educativos, além da tradução de materiais pedagógicos que facilitem as trocas de experiências com uma compreensão mais completa e intercultural, a fim de amparar a construção da estratégia brasileira de educação midiática.

“Foi uma missão muito produtiva. Conseguimos nos reunir com o Ministério de Educação francês e com o Clemi. Essa futura cooperação técnica e bilateral tem foco na educação midiática, que dialoga com a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, principalmente no eixo de desenvolvimento de competências digitais e formação de professores”, relatou a diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Stefani.

A delegação contou também com a presença de Mariana de Almeida Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Presidência da República; Matheus Carvalho, da Embaixada do Brasil na França e conselheiro de Comunicação e Imprensa; e Helena Melchionna, da Embaixada do Brasil na França e conselheira de Cooperação Educacional.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC|SEB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.