Mantenha as rédeas no embalo da pandemia

 

A luta contra a Covid-19 continua. O número de casos aumenta em Campo Grande/MS, e em 02/07/2020 somam 2.679[1]. As filas para testagem estão cada dia maiores, somando-se pessoas agendadas e aquelas oriundas de demanda espontânea. Àqueles que procuram o serviço de testagem sem agendamento, é importante que saibam a diferença entre algumas doenças respiratórias e tenham claro os possíveis sintomas da Covid-19 para que não percam viagem e ainda se exponham a um maior risco de contrair a doença numa longa fila de espera. O site do Ministério da Saúde apresenta as diferenças entre as doenças respiratórias em quadro bastante didático. Segue:

 

Se ainda restam dúvidas, busque um profissional. A carta de serviços da Saúde de Campo Grande-MS está disponível no site http://www.campogrande.ms.gov.br/cartadeservicos/acoes-e-servicos/#tipo_4 . Nela estão compreendidas ações e serviços oferecidos pela rede municipal de saúde. Informe-se antes de sair da sua residência. Não tenha medo ou vergonha de perguntar. É a sua vida que está em jogo.

Caso não tenha encontrado na rede pública de saúde um serviço que te atenda nesse momento e o que te aflige é mais de ordem emocional, há disponibilidade de serviços gratuitos de escuta especializada. Esses serviços são prestados por voluntários bem treinados, como é o caso do GAV, e, também, por profissionais de reconhecida competência, como acontece com o projeto Papo pela Vida.

A situação enfrentada é nova, é um momento de exceção, e é natural o surgimento de alguma resistência emocional ou mesmo o despertar de sentimentos menos conhecidos em nossas vidas. Reconhecê-los e aprender a lidar com eles é um grande desafio.

Do relato de Nailson Costa[1], 30 anos, vítima da Covid-19 que conseguiu se recuperar, e comparou a Covid-19 com uma roleta russa, destaco o desabafo: “Então não me venha com esse papo de ‘todo mundo vai pegar o vírus ou prefiro pegar agora enquanto ainda tem leito’. Prefira não pegar, (…) . Não use esse argumento para relaxar o distanciamento social e correr risco de morte.”

 O cumprimento frequente das medidas preventivas prescritas pelas autoridades sanitárias e pelos gestores locais é de fundamental importância no combate à Covid-19 para minimização dos danos. É compromisso e responsabilidade social de todos. Lembrem-se: É uma fase. Vai passar. Não se permitam perder tempo com especulações vazias. Ninguém vai perder a imunidade por intensificar cuidados de higiene por alguns meses. Cuidados de higiene e de limpeza do ambiente são sempre positivos.

 

Dra. Dafne Guenka

 

[1] http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/covid19/

[2] https://periferiaemmovimento.com.br/nao-brinque-de-roleta-russa-com-a-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.