Maioria não se lembra em quem votou para vereador nas eleições passadas

Foto: TSE

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Resultado (IPR) para o Correio do Estado indica que a maioria dos eleitores de Campo Grande não se lembra em quem votou para vereador nas eleições passadas.
Conforme o IPR, 66,17% dos moradores da cidade não se lembram em quem votaram para vereador nas eleições de 2020, enquanto 33,83% se recordam quais foram seus candidatos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Campo Grande, e teve uma amostra de 402 entrevistas. O estudo foi realizado com moradores da capital de Mato Grosso do Sul com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 4,9 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

“Trata-se de um índice muito alto. A eleição para vereador ocorre a cada quatro anos, e muitos eleitores não se envolvem com o trabalho dele, por isso, muitos não se lembram”, afirma Aruaque Fressato Barbosa, diretor e coordenador do IPR.

Promessas

O IPR também verificou com os eleitores de Campo Grande que tiveram seus candidatos eleitos se eles estão cumprindo suas promessas de campanha. A maioria (65,75%) disse que sim, enquanto 34,25% afirmaram que os vereadores não cumprem o que prometeram.

Outra pergunta feita aos eleitores é se eles pretendem repetir o voto para vereador nas eleições de 2024, e 54,41% deles disseram que sim. Os que afirmaram que vão trocar de candidato no próximo pleito representam 45,59% dos entrevistados.

Avaliação

A avaliação da Câmara Municipal de Campo Grande também foi aferida pelo IPR, e a maioria esmagadora considera o trabalho dos vereadores regular, porém com viés de aprovação. Um total de 38,31% dos entrevistados responderam com “regular aprova” quando perguntados sobre o trabalho dos vereadores.

Em seguida aparecem os que consideram o trabalho dos vereadores de Campo Grande bom. Eles são 18,16% do eleitorado.

Na sequência, existe um grande equilíbrio. Os que consideram o trabalho dos vereadores regular, mas com viés de desaprovação, são 12,44%, e os que acham que os vereadores da Capital fazem um péssimo trabalho são 12,19%. Já os que acham que os vereadores fazem um trabalho ruim são 11,69%.

A minoria dos que consideram o trabalho ótimo representa 1,99% dos eleitores. Os que não sabem ou não opinaram são 5,22% dos eleitores.

Trabalho do vereador

A maioria dos eleitores demonstrou ter clareza sobre o trabalho dos vereadores, mas alguns deles ainda têm dificuldade para entender o que um vereador faz.

Perguntados sobre o trabalho dos vereadores, 30,35% dos eleitores disseram que é criar leis e projetos, e outros 20,65% criar leis e projetos e fiscalizar.

Mas há eleitores que acreditam que a obrigação dos vereadores é atender a população (7,21%) e cuidar dos bairros (também 7,21%).

Há outras alternativas, como ajudar o prefeito (0,5%) e cumprir suas promessas (0,5%), mas um contingente importante, de 22,14%, não soube ou não quis responder.

correio do estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.