INTERIOR Polo industrial é superpovoada, região sul terá grandes mudanças em infraestrutura

A região sul de Dourados tem contado com constante avanço nos últimos anos e parte significativa da infraestrutura local já tem alinhamentos para grandes modificações. Nessa reportagem especial dos 85 anos de emancipação da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o Dourados News mostra o andamento de alguns projetos para modificações em importantes vias de acesso daquela localidade, bem como outros que são visados.

Trecho urbano da MS-156, da BR-463, além da rua Coronel Ponciano, devem contar com melhorias e existem projeções da ‘Perimetral Sul’ que traria modificações amplas na BR-163.

Com a crescente de conjuntos habitacionais como o Dioclécio Artuzi e Harrison de Figueiredo e a expansão do Distrito Industrial, a MS-156 já é uma demanda de alguns anos do município, visto o intenso tráfego pesado de cargas, pedestres, veículos, ciclistas e motociclistas na via que não conta com estrutura suficiente.

Para o trecho, já foi licitada obra de melhoramento e adequação da capacidade de tráfego, segurança e drenagem em trecho urbano, com extensão aproximada de 7,3 km.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) direciona as ações e a Engepar Engenharia e Participações LTDA foi a vencedora da licitação. O serviço será executado por R$ 25.240.155,47, como foi mostrado pelo Dourados News em setembro.

Ainda para a rodovia, está prevista a construção de uma passarela de pedestre, no trecho entre a BR- 163 e o Distrito Industrial de Dourados.

Essa obra ficará a cargo da A & A Construtora e incorporadora Eireli – EPP, que venceu a tomada de preços da Agesul, com proposta de R$ 1.008.757,23, ante o valor global previsto pela Agesul de até R$ 1.407.676,18.

Tanto para a passarela quanto para a obra de melhoramento e adequação já foram assinadas as ordens de serviço.

Importante avenida de Dourados, a rua Coronel Ponciano, a qual inclusive dá acesso a rodovia citada (MS-156) e conta com grandes empreendimentos como empresas do ramo do agronegócio, atacadista e ainda prédios públicos como prefeitura, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a Secretaria de Saúde, teve projeto ‘executivo’ concluso pela administração recentemente.

A proposta seria encaminhada para o Governo de Mato Grosso do Sul, responsável pelo encaminhamento da obra, ainda em 2020.

Após isso, é aguardada a licitação e início dos serviços.

A pauta visa a duplicação no trecho entre a Rua Palmeiras até a rotatória de acesso ao Jardim Guaicurus, na MS-156.

Já no trecho que compreende a rua Palmeiras até a avenida Marcelino Pires, será feita revitalização.

Já para a parte urbana da BR-463, o DNIT lançou no começo deste mês, edital de contratação de empresa para execução das obras de eliminação de pontos críticos da via.

Conforme publicado em diário oficial, o investimento previsto é de R$ 45 milhões destinados para duplicação de 5,5 quilômetros da rodovia que dá acesso à região de fronteira e pavimentação de 2,5 quilômetros de pistas laterais, além da construção de dois viadutos, no entanto os locais não foram detalhados.

A rodovia dá acesso a região de fronteira e é ponto de travessia urbana, pois nos últimos anos, Dourados ganhou vários residenciais no entorno da mesma, como o residencial Bonanza, residencial Roma I, II e III, além dos bairros que já existem na região há mais tempo como o BNH- IV Plano e Campo Dourado.

O DNIT informou que a previsão de entrega das obras é de dois anos.

Outro projeto que poderia agregar à região na questão de trafegabilidade e segurança é o da “Perimetral Sul”.

A pauta foi apresentada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com solicitação de viabilização de recursos que seriam destinados para implantação de um contorno rodoviário para auxílio do escoamento da safra e produção de forma a desviar o tráfego de caminhões e veículos pesados do perímetro urbano com ligação entre o Distrito Industrial e a BR-163, próximo à área do parque industrial da Coamo.

O custo inicial da “Perimetral Sul” é estimado em R$ 70 mi.

 

A construção da Perimetral Sul aconteceria a partir da rotatória onde finaliza a Perimetral Norte (BR-463), passando pelo complexo industrial da Coamo (Posto da Capela), Distrito Industrial, Estrada Linha do Potreirito, finalizando na rotatória de acesso à BR-163 com destino à Fátima do Sul.

fonte: Conteúdo ms

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