Fim de ferramenta de acesso de dados do Facebook vai afetar eleições em MS

A Meta já vinha há anos sufocando a sua principal ferramenta de análise e transparência disponível – Reprodução

Às vésperas das eleições municipais deste ano, o CrowdTangle, ferramenta que permite de forma gratuita o monitoramento de redes sociais, como a análise e o registro do que acontece nesses ambientes on-lines, ficará indisponível a partir do dia 14  de agosto, conforme anúncio da Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.

O comunicado causa preocupação para especialistas do segmento político, pois vai restringir o acesso a dados faltando menos de dois meses para o primeiro turno das eleições municipais.

Afinal, o CrowdTangle é uma ferramenta de informações públicas do Facebook muito utilizadas por publicitários, jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos, uma vez que auxilia na localização e no rastreamento

de publicações com desinformações e discursos de ódio, entre outras finalidades.
Segundo o advogado eleitoralista Douglas de Oliveira, que é mestre em Direito e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), a mudança afetará a análise sobre conteúdos que circulam nas redes da Meta.

“A informação de que a Meta deixará de disponibilizar a ferramenta CrowdTangle
às vésperas das eleições deste ano deve ser interpretada como um retrocesso no monitoramento e no combate das campanhas de desinformação e propaganda eleitoral irregular durante o pleito deste ano”, afirmou o especialista.

Oliveira complementou que a ferramenta detém importante papel de democratização da informação, sobretudo no período eleitoral, pois permite de forma gratuita e acessível aos usuários da Meta o monitoramento das suas redes sociais, especialmente para evidenciar a existência de campanhas de desinformação, isto é, de fake news, ou propaganda eleitoral irregular, na medida em que facilita seguir, analisar e reportar o que acontece com os conteúdos públicos on-lines.

“Em um momento em que o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] noticia a inauguração do Centro Integrado de Combate à Desinformação para as eleições, vinculado especialmente à Corte, a Meta caminha em sentido contrário, ao comunicar a desativação dessa ferramenta”, lamentou.

O advogado eleitoralista reforçou que a situação tende a dificultar a identificação de campanhas de desinformação e propaganda eleitoral irregular pelos próprios eleitores, que detinham condição
de fazê-lo por meio da ferramenta CrowdTangle.

Oliveira salienta que essa pauta se trata de um retrocesso justamente na era da democratização da informação, uma involução que, para o advogado eleitoralista, certamente terá reflexos nas eleições.

ENTENDA O CASO

No comunicado emitido pela Meta, a empresa informou que os seus produtos de compartilhamento de dados estão evoluindo juntamente às mudanças tecnológicas e regulatórias.

“A eliminação progressiva do CrowdTangle nos permitirá concentrar recursos em nossas novas ferramentas de pesquisa, Meta Content Library e Content Library API, que fornecem dados úteis e de alta qualidade aos pesquisadores”, disse a empresa.

“A Meta Content Library foi projetada para nos ajudar a atender aos novos requisitos regulatórios de compartilhamento de dados e transparência, ao mesmo tempo em que atendemos aos rigorosos padrões de privacidade e segurança da Meta”, adicionou.

As novas ferramentas de pesquisa estarão disponíveis com o ICPSR, sigla em inglês para Consórcio Interuniversitário para Pesquisa Política e Social, da Universidade de Michigan, dos EUA.
Conforme a companhia,

os usuários terão até 14 de agosto para fazer o download de dados que desejem. Pesquisadores que realizem “estudos científicos ou de interesse público e mantêm uma afiliação a uma instituição acadêmica ou sem fins lucrativos qualificada” podem solicitar o acesso à Meta Content Library.

A Meta comunicou que as organizações de verificação de fatos que trabalham com a empresa, a fim de identificarem informações incorretas nas suas plataformas, já estão sendo integradas à Meta Content Library.

Saiba

Meta já dava sinais há anos sobre decisão

Ao longo dos últimos três anos, a Meta deu diversos sinais de que pretendia encerrar o CrowdTangle.
Em meados de 2021, a equipe que trabalhava com a ferramenta dentro da Meta foi desmantelada e assinalada para outros projetos. Ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman deixou a empresa em outubro daquele ano. Em janeiro de 2022, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.

A Meta também rescindiu um contrato de US$ 40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de Covid-19.

 

 

CORREIO DO ESTADO

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