Ferroviários se mobilizam em campanha de revitalização da ferrovia Corumbá-Bauru

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira, o ex-deputado federal e diretor da Associação dos Ferroviários, Aposentados e Pensionistas, e Idosos do Pantanal (AFAPIP), Manoel Vitório, falou a respeito da luta da associação pela revitalização da Ferrovia Noroeste do Brasil.

Foto por Reuel Oliveira

O ex-dirigente sindical da ferrovia explicou que a ferrovia liga Bauru e Corumbá. Vitório também destacou a viabilidade de sua restauração e o apoio da Assembleia legislativa.

“É possível e viável, inclusive estados nessa luta a mais de 30 anos quando tentamos impedir a desativação do trem passageiro. E estamos motivados porque percebemos que a Assembleia está abraçando a causa da ferrovia. Não tem partido, é uma luta suprapartidária, é uma luta de todos nós”.

Benefícios

Conforme o diretor da AFAPIP, o uso de ferrovias iria diminuir os custos para transporte de cargas. Ele também destaca o caráter turístico do trem do Pantanal.

“Qual a vantagem da ferrovia? Ela reduz de seis até oito vezes o consumo de combustível e nós estamos falando em reduzir emissões. A questão do corredor do trem também vai reduzir o impacto na rodovia. E por que não o trem de passageiro? Estamos em um dos maiores e mais lindos biomas do mundo para turismo. Não podemos ficar sem um trem para passageiros”, concluiu.

 

Texto por Reuel Oliveira

Assista a entrevista a íntegra

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